Missa do vaqueiro, desfile, cavalgada e shows musicais fazem parte de festa em homenagem ao Vaqueiro no município de Serra Preta, distante 65 km de Feira de Santana. Trata-se da tradicional Festa de Vaqueiros do Ponto de Serra Preta realizada sempre no mês de agosto e que acontece neste final de semana.

Atrações musicais da Festa de Vaqueiros do Ponto de Serra Preta 2017. (Divulgação)

O vaqueiro é maior símbolo da cultura sertaneja do município de Serra Preta, fazendo parte do seu mito de fundação. Segundo a história, os tropeiros que vinham de longas viagens, passavam pela região com o gado, descansavam no pé da serra, e iam ficando, dando origem a cidade. Em homenagem a este símbolo do folclore local, o município realiza no mês de agosto a tradicional Festa de Vaqueiros do Ponto de Serra Preta, neste fim de semana, 26 e 27 de agosto.

A programação se inicia a partir das 11 h da manhã de domingo, com o tradicional desfile de vaqueiros, a cavalgada com os homens “acourados” , como se diz na região, trajados com peças de couro, como chapéu e o gibão. A missa do vaqueiro é outro momento importante, que mistura fé e tradição, realizada há décadas. O dia segue com concursos de marcha de equinos, asininos e muares e a disputa pelo vaqueiro mais belo.

À noite, o entretenimento este ano fica por conta de atrações que vem agradando o público, como a cantora Solange Almeida, Naldinho e Léo Rios, Sela Vaqueira, Doce Sedução e Os mocinhos. A Festa de Vaqueiro do Ponto de Serra Preta é organizada pela prefeitura e comunidade local, e está na sua 29ª edição. (Com informações da Ascom Prefeitura de Serra Preta)