A 8ª Edição do Festival Nacional de Teatro Infantil de Feira de Santana (Fenatifs) será realizado entre os dias 1 e 12 de outubro. (Foto: Divulgação)
A 9ª Edição do Festival Nacional de Teatro Infantil de Feira de Santana (Fenatifs) será realizado entre os dias 1 e 12 de outubro. (Foto: Divulgação)

Um convite ao resgate da criança interior, a 9ª edição do Festival Nacional de Teatro Infantil de Feira de Santana (Fenatifs) inicia sua programação na semana da criança, neste sábado (1º de outubro), às 8 horas no Teatro do Cuca em Feira de Santana, com uma palestra da etnomusicóloga e educadora Lydia Hortélio – A Criança Nova… Criança Eterna…

O evento vai apresentar imagens da cultura infantil através dos tempos, traçando paralelos com o Brasil contemporâneo. Uma representação da criança na arte dos povos: pinturas, desenhos, gravuras, esculturas, poemas, aforismas, cantigas, brinquedos e fotos de crianças brincando. A palestra é gratuita e voltada para educadores, artistas, estudantes, pais, profissionais liberais e interessados. As inscrições podem ser feitas pelo e mail: fenatifs.atividadesparalelas@gmail.com no período de 16 a 23 de setembro, com limite das vagas.

Palestra da etnomusicóloga e educadora Lydia Hortélio vai abrir a Fenatifs 2016. (Foto: Divulgação)
Palestra da etnomusicóloga e educadora Lydia Hortélio vai abrir a Fenatifs 2016. (Foto: Divulgação)

Dedicada à pesquisa e difusão da cultura da criança e da música brasileira, Lydia Hortélio é ligada a projetos de educação que buscam favorecer o movimento da criança e despertar uma consciência de Brasil. A educadora é responsável por registrar e catalogar as manifestações da cultura brasileira, especialmente na zona rural do município de Serrinha, com uma coleção de mais de três mil brinquedos musicais.

“Percorremos os tempos através de um grande acervo, levantados em museus, de várias partes do mundo. Temos imagens de dois mil anos antes de Cristo, brinquedos de crianças na Pérsia. Hoje estamos acostumados a ver imagens de crianças na escola, como se elas fossem seres que precisam ser preenchidos, como uma tábua rasa. Estamos esquecidos da criança, a beleza, o encanto, a graça. O momento é uma reflexão sobre o que é infância, através da exposição de imagens da criança ainda nova”, comenta Lydia Hortélio.

Criada no sertão da Bahia, Lydia se lembra da chegada da TV, anulando os encontros de rua e o convívio das crianças entre si e na natureza, fazendo-as esquecer das brincadeiras. Para ela, as crianças têm a “alma em frente” e, com o tempo, é que se esconde lá dentro. “O tempo presente esqueceu a infância, mas tenho esperança. Sinto no ar um desejo coletivo de mudança e convido todos a entrar na roda da memória”, comenta Hortélio.

O Fenatifs 2016 será realizado no período de 1º a 12 de outubro, em Feira de Santana. A programação inclui mais de 50 apresentações de espetáculos, mostras, debates, exposições e workshops, de grupos de todo o país, voltados para o público infanto-juvenil.

O 9º Fenatifs tem apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia, através do Edital Eventos Calendarizados 2013 – 2015 (prorrogado para 2016 através da Portaria 220 de 24 de novembro de 2015 da Secult – BA) e apoio institucional da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), através do Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca). Fonte: Ascom Fenatifs