Feira de Santana vai em breve poder contar com a Orquestra Infanto-Juvenil Princesa do Sertão. Trinta instrumentos, entre violinos, contrabaixos, flautas, tubas, saxofone e xilofone, foram entregues, na tarde dessa quarta-feira (30), na Escola Municipal Elizabete Johnson, nas Baraúnas, como parte do projeto “Música na Escola”, recém-lançado pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação.

Instrumentos de melodia, harmônicos e de percussão, entre os quais violinos, contrabaixos, flautas, tubas, saxofone e xilofone, foram entregues numa cerimônia que contou com a presença do prefeito José Ronaldo de Carvalho e da secretária municipal de Educação, Jayana Ribeiro.

Orquestra Infanto-Juvenil Princesa do Sertão: Instrumentos entregues na Escola Municipal Elizabete Johnson, nas Baraúnas, como parte do projeto “Música na Escola”. (Foto: Secom PMFS)
Os instrumentos foram entregues na Escola Municipal Elizabete Johnson, nas Baraúnas, como parte do projeto “Música na Escola”. (Fotos: Secom PMFS)

Os instrumentos vão contemplar alunos de sete escolas da região da cidade. A orquestra é umas das quatro atividades que estão sendo implantadas pelo Governo Municipal. Entre elas estão a “Instrumenta” – vai oferecer aulas de teclado, acordeom, flauta e violão – “Cantando na Escola” – formação de corais – e “Música em Ação”, que será desenvolvida na Escola Geraldo Dias de Souza, no distrito de Humildes, e constitui a formação de uma fanfarra.

A coordenadora do programa e regente será a professora e diretora do Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuc), Rosa Eugênia Vilas Boas. Segundo ela, a iniciativa de levar música à escola oportuniza o aluno em ter acesso a mais uma linguagem: a artística. “Além de atender o desejo de muitos jovens em apreender a tocar, os instrumentos contribuem para o desenvolvimento cognitivo e motor”, afirma. Os alunos que participaram do projeto serão selecionados por meio de entrevista.

Jamil Souza