O garoto lendo esquece-se do mundo à sua volta e viaja na leitura. Essa foto ilustra muito bem a fase de revitalização pela qual o Beco da Energia, centro de Feira de Santana, tem passado. Desde o dia 5 de julho vários artistas visuais invadiram o local levando luz e cor. De lá até hoje, várias outras intervenções ocorreram incluindo apresentações musicais e exposições que transformaram o Beco da Energia numa verdadeira galeria de arte a céu aberto. Muitas outras já estão programadas para acontecer.

Neste domingo (6), geladeiras velhas foram reaproveitadas e viraram bibliotecas públicas que ficaram abertas 24 horas por dia. Leia e devolva! Este é o lema que alimenta a ideia de disponibilizar livros para o maior número possível de pessoas. Muitos livros foram doados por pessoas que apoiam e acreditam na implantação da biblioteca do beco em geladeiras velhas.

Além da banda A Gaiola de Vidro outros artistas se apresentaram durante o lançamento da Biblioteca ao ar livre do Beco da Energia. (Foto: Jamil Souza)
Além da banda A Gaiola de Vidro, outros artistas se apresentaram durante o lançamento da Biblioteca ao ar livre do Beco da Energia. (Foto: Jamil Souza)
Vários artistas criaram novos e belos grafites durante o lançamento da Biblioteca ao ar livre do Beco da Energia. (Foto: Jamil Souza)
Vários artistas criaram novos e belos grafites durante o lançamento da Biblioteca ao ar livre do Beco da Energia. (Foto: Jamil Souza)
Garoto lendo no Beco. Revitalização: Biblioteca ao ar livre promove leitura no Beco da Energia. (Foto: Jamil Souza)
Revitalização: Garoto lendo no Beco. Biblioteca ao ar livre promove leitura no Beco da Energia. (Foto: Jamil Souza)

Durante o lançamento das “geladeirotecas”, rolou exposições de telas do artista Marcio Punk e apresentação musical da banda A Gaiola de Vidro. Também foram realizados outros grafites nas paredes do beco e uma oficina de turbantes.

Local de memória e histórias, o Beco da Energia é um dos últimos redutos de casas de prostituição do centro de Feira de Santana, Bahia. Depois da intervenção voluntária de vários artistas independentes, o beco tornou-se um lugar rico em arte e cultura.

Antes da intervenção artística, o Beco da Energia estava abandonado e esquecido pelo poder público municipal. Estava sem iluminação nos postes e tinha virado depósito de lixo que era jogado a esmo nas suas calçadas – o que lamentavelmente ainda teima em acontecer.  Após a invasão de artes, o espaço já recebeu a visita de políticos e outras autoridades, todos curiosos em ver com os próprios olhos o que artistas e ativistas culturais têm realizado no beco. O lugar já recebeu melhoria na iluminação e lixeiras foram instaladas na pequena rua. Mas, muito ainda precisa ser feito.

Intervenções artísticas no Beco da Energia e uma possível revitalização do centro

Muitos livros foram doados para montar as "Geladeirotecas" do Beco. Revitalização: Geladeira velha vira Biblioteca ao ar livre e promove leitura no Beco da Energia. (Foto: Jamil Souza)
Muitos livros foram doados para montar as “Geladeirotecas” do Beco. Revitalização: Geladeira velha vira Biblioteca ao ar livre e promove leitura no Beco da Energia. (Foto: Jamil Souza)

Espera-se agora que mais melhorias possam vir e que o poder público garanta mais segurança e limpeza para o espaço que tem se tornado o xodó de intelectuais, artistas e cidadãos interessados em promover um novo olhar para o esquecido centro de Feira de Santana. Talvez as intervenções artísticas ocorridas no Beco da Energia e que são promovidas pelo Movimento O Beco é Nosso possam sensibilizar os governantes a promoverem amplo debate sobre uma revitalização de regiões históricas no centro de Feira de Santana.

Entendemos que o centro da cidade seja bem mais que um espaço de compra e venda de produtos e serviços. Que este espaço precisa ser melhor aproveitado pelos feirenses nos feriados e finais de semana. Acreditamos que o centro de Feira tenha vocação e possa tornar-se também um espaço de cultura, arte e lazer.

Esperamos que as ações ocorridas no Beco da Energia possam ser o início de uma revitalização de todo o centro da cidade. Afinal, o povo de Feira de Santana merece e precisa de espaços centrais em que as trocas intelectuais e artísticas possam acontecer. Várias áreas do centro da cidade podem servir a este fim.

O centro onde acontecia a velha e afamada feira livre é depositário de memória e história e pode sim tornar-se um espaço aglutinador de pessoas interessadas em promover e consumir música, cinema, artes plásticas, literatura e teatro. A cultura e as artes de nossa Feira merecem.

Ainda sobre o Beco da Energia, ficamos felizes em bradar: O beco é nosso! Viva o povo do beco! Viva!

Confira aqui todas as fotos da intervenção do dia 6/09 que criou a Biblioteca do Beco da Energia

Jamil Souza