O Beco da Energia, localizado no coração do centro comercial de Feira de Santana, será palco de mais uma intensa movimentação cultural e artística, neste domingo (20). O local foi escolhido pela premiada escritora Clarissa Macedo para lançar seu livro “Na Pata do Cavalo Há Sete Abismos”. Recital de poesias, shows musicais com vários artistas, oficinas e exposições de arte e artesanato prometem animar o evento.

Clarissa Macedo venceu o Prêmio Nacional de Literatura da Academia de Letras da Bahia – Poesia. Há mais de 20 anos que uma mulher não conquistava esse prêmio.

O livro da escritora já foi lançado várias vezes em Salvador e fora do país. Clarissa autografou o seu premiado “Na Pata do Cavalo Há Sete Abismos” na Colômbia, Peru, Equador e mais recentemente em Cuba. Apesar de tanto reconhecimento e de ser radicada em Feira de Santana, o livro ainda não tinha sido lançado por aqui. Até hoje (20), pois, desejosa de levar seu trabalho aos mais variados espaços, Clarissa elegeu o Beco da Energia para autografar o seu livro. O lançamento está programado para acontecer a partir das 8:00hs.

Clarissa Macedo deseja aproximar o seu trabalho do maior número possível de pessoas. Ela diz encantar-se com a beleza e energia do Beco. (Foto: Jamil Souza)
Clarissa Macedo deseja aproximar o seu trabalho do maior número possível de pessoas. Ela diz encantar-se com a beleza e energia do Beco. (Foto: Jamil Souza)
Muitos livros foram doados para montar as "Geladeirotecas" do Beco. Revitalização: Geladeira velha vira Biblioteca ao ar livre e promove leitura no Beco da Energia. (Foto: Jamil Souza)
Muitos livros foram doados para montar as “Geladeirotecas” do Beco. Revitalização: Geladeira velha vira Biblioteca ao ar livre e promove leitura no Beco da Energia. (Foto: Jamil Souza)

Impressionada ao ver de perto como as artes e a cultura têm transformado e revitalizado o Beco da Energia, Clarissa escolheu a rua para lançar seu livro. “Quero que o meu trabalho atinja o maior número possível de pessoas”, diz a poeta ao justificar sua escolha pelo beco. Desde o dia 5 de julho, várias intervenções artísticas e culturais, capitaneadas pelo (multi) artista Marcio Punk, invadiram o local levando dignidade mais respeito para os que vivem no/do beco. O Beco da Energia é um dos últimos redutos de casas de prostituição de Feira de Santana. Hoje, várias ações culturais e manifestações artísticas tem levado melhorias e movimento o espaço antes abandonado e esquecido.

A música vai ficar por conta de vários artistas, a exemplo dos talentosos Arquimedes Nascimento e Cesinha D’Olhos D’água, da cantora e compositora Kareen Mendes, dos violonistas Hamilton Gonçalves e Lázaro Amaral, e, premiando o público presente, a participação mais que especial do cantor, compositor e multi-instumentista Marcionilio Prado. E, para encerrar a festa de lançamento do livro de Clarissa Macedo, a música contagiante do “sound system” do grupo feirense Roça Sound.

O livro da poeta já foi lançado em Salvador, na Colômbia, no Peru, no Equador e em Cuba. Agora, Clarissa elegeu o Beco da Energia para autografar o seu livro. (Cartaz Divulgação)
O livro da poeta já foi lançado em Salvador, na Colômbia, no Peru, no Equador e em Cuba. Agora, Clarissa elegeu o Beco da Energia para autografar o seu livro. (Cartaz Divulgação)
A escritora Clarissa Macedo conheceu o Beco da Energia durante a 3º Intervenção Artística, realizada em 26 de julho. Desde então, passou a se envolver com as discussões do Movimento O Beco É Nosso. (Foto: Jamil Souza)
A escritora conheceu o Beco da Energia durante a 3º Intervenção Artística, realizada em 26 de julho. Desde então, passou a se envolver com as discussões do Movimento O Beco É Nosso. (Foto: Jamil Souza) Click na imagem!

Os poemas de Clarissa Macedo serão recitados por vários amigos e admiradores da escritora. Entre os quais o poeta e escritor Cleberton Santos, o poeta e músico Weslley Almeida, Jean Marques, Filipe Dean entre outros.

Fazendo bem mais que embelezar as cabeças, a Oficina de Turbantes ministrada por Ylla Marques e Luane Lobo promete mexer com as ideias. Mais uma vez, os turbantes vão evidenciar a beleza da mulher brasileira em toda sua diversidade, além de difundir a cultura afro-brasileira e sua riqueza também no campo da moda.

Toda a rica variedade da obra do artesão, escultor e músico Chacal também se fará presente com a exposição de seus trabalhos em aço, couro, quartzo e sementes. O ateliê Boyrá Teias, de Lauro de Freitas, também vão expor as belas obras de Katleen Mendes. Assim como o escultor Danilo Santos, da Casa das Artes.

Além destes, outros artistas certamente chegarão para expor os seus talentos em mais esta edição da intervenção cultural e artística organizada pelo Movimento “O Beco é Nosso”. Arte e cultura que promove reflexões invade as ruas do centro de Feira de Santana.

Jamil Souza