Raul Seixas se estivesse vivo neste domingo, 28 de junho, estaria completando 70 anos. O cantor e compositor baiano morreu jovem, aos 44 anos de idade, em agosto de 1989.

Raul foi um dos pioneiros do rock brasileiro. Dentre os muitos discos lançados, em 1973  ele lançou o álbum Krig-ha, bandolo! , alcançando notoriedade nacional.

Raul Seixas faria 70 anos neste domingo 28 de junho de 2015. (Reprodução)
Raul Seixas faria 70 anos neste domingo 28 de junho de 2015. (Reprodução)

Ao lado do grande parceiro de composição Paulo Coelho, Raul escreveu e cantou grandes e inesquecíveis canções tais como “Gita”, “Al Capone” e “Eu Nasci Dez Mil Anos Atrás”. Além das clássicas “Metamorfose Ambulante”, “Ouro de Tolo”, “Mosca na Sopa” tantas outras músicas que fizeram e ainda fazem as cabeças de fãs do eterno Maluco Beleza.

Também com Paulo Coelho, idealizou a “Sociedade Alternativa” que nominou uma de suas músicas. Raul Seixas se interessava por filosofia, psicologia, história e ocultismo. O que influenciou fortemente a sua obra.

O “Pai do Rock brasileiro” gravou 17 discos e, apesar dos mais de 25 anos da sua morte, é imortalizado todas as vezes em que algum admirador grita “toca Raul” em shows por todo o Brasil.

O primeiro disco foi Raulzito e os Panteras, lançado em 1968 ainda quando Raul fazia parte do grupo Os Panteras.

Em 2007, a revista Rolling Stone promoveu a Lista dos Cem Maiores Discos da Música Brasileira e dois de seus álbuns apareceram, Krig-ha, Bandolo! que atingiu a 12ª posição e Novo Aeon que apareceu em 53º lugar. No ano seguinte, a mesma revista promoveu a Lista dos Cem Maiores Artistas da Música Brasileira, e o resultado colocou Raul Seixas figurando a posição 19, encabeçando nomes como Milton Nascimento, Maria Bethânia, Heitor Villa-Lobos e outros.

Este dados demonstram que, além do artista ser um dos precursores do Rock brasileiro, a música de Raul Seixas continua viva e forte. Em Salvador, um série de eventos artísticos pretendem comemorar os 7o anos de Raul.

Jamil Souza