A micareta de Feira de Santana volta a ser foco de discussões na Câmara de Vereadores feirense. Na primeira sessão ordinária realizada depois da festa, terça-feira (24), o vereador Roberto Tourinho (PV) usou a tribuna da Casa da Cidadania e, mais uma vez, reforçou a ideia de que a Micareta de Feira precisa ser reformulada. Para ele, a Micareta ainda não está morta, mas, está quase na UTI: “se encontra na sala vermelha do Clériston Andrade”.

Vereador Roberto Tourinho (PV). (Foto: Arquivo / Reprodução)

“Durante anos a Micareta de Feira foi uma festa de referência e de grande projeção. Foi a 1ª micareta do Brasil e uma das poucas que ainda existe, pois a maioria acabou por conta das debilidades. Na Micareta de Feira não temos mais os blocos e os camarotes individuais, os donos dos blocos agora são donos dos camarotes coletivos. Não sou eu quem vai avaliar a festa mas, inegavelmente a Prefeitura precisa repensar a festa em conversa com entidades de classes e civis. Ter na rua 30,40 mil pessoas em um sábado de Micareta numa cidade de 700 mil habitantes é pouco”, pontuou Tourinho.

Segundo o edil, a Micareta deve ser bancada pela iniciativa privada. “A população pagar R$ 6  milhões para a festa e o Estado contribuir com o aporte de R$ 5 milhões é motivo de repensar sua realização. Se não houver uma intervenção, estaremos fadados a enterrarmos a Micareta, que ainda não está morta, porém se encontra na sala vermelha do Clériston Andrade. Pensar em acabar a festa é um equívoco, mas é preciso fazer algo para revitalizar”, avaliou.

Em aparte, o vereador Carlito do Peixe (DEM) ressaltou que o colega já alerta para este assunto há um tempo e concorda com a ideia de que a festa momesca deve ser melhorada.

De volta com a palavra, Tourinho afirmou que há correntes que defendem a mudança da data da feste e outras que acreditam que uma reformulação é a solução. “Há defesa de que a festa seja realizada em janeiro, quando Salvador recebe muitos turistas que podem vir para Feira curtir a festa. Outra corrente entende que deve mesmo haver debates com as classes interessadas, bem como a população feirense e estabelecer outras alterações na festa. Enfim, o prefeito e o secretário devem pensar na reformulação da Micareta de Feira para que ano que vem ela volte a ser uma grande festa popular”, findou. Fonte: Ascom CMFS