O Governo Municipal de Feira de Santana, por meio de sua secretaria de Comunicação Social, convidou membros da imprensa para anunciar, nesta quinta-feira (15), a quitação da última parcela do empréstimo firmado à cerca de 10 anos e utilizado na construção dos viadutos da cidade. O anúncio foi feito pelo próprio prefeito José Ronaldo de Carvalho que, durante o evento, assinou os documentos. Durante sua fala o prefeito alfinetou a oposição ao lembrar da polêmica e dúvida gerada quanto a se a Prefeitura de Feira teria, ou não, condições de contrair um empréstimo internacional sem gerar endividamento.

Um total de US$ 11.737 milhões foram contraídos em empréstimo pela Prefeitura Municipal junto à Corporação Andina de Fomento (CAF), para a execução do Projeto de Integração Urbana de Feira de Santana, que resultou na construção de sete viadutos.

Entre os secretários presentes, Valdomiro Silva, da pasta de Comunicação Social, observa atentamente a fala de José Ronaldo enquanto o prefeito assina os documentos referentes à quitação do empréstimo. (Foto: Secom PMFS)

Na entrevista coletiva concedida na Sala de Imprensa Arnold Silva, no Centro de Apoio ao Feirense (CEAF), José Ronaldo pontuou os trâmites burocráticos deste contrato, submetido à aprovação do Senado Federal e da Presidência da República.

Firmado há cerca de 10 anos, na sua segunda gestão, o empréstimo teve quatro anos de carência e seis anos para ser quitado. A licitação internacional para a construção dos viadutos foi vencida pelo Consórcio TOP-Trenenge.

A última parcela

“Na época, gerou muita polêmica e dúvida, sobre a capacidade da Prefeitura de Feira contrair um empréstimo internacional. Diziam que iria endividar o Município, tornando-o administrativamente inviável. Hoje, tenho o prazer de, como prefeito, estar assinando a última parcela deste empréstimo”, comemorou Ronaldo.

Feira de Santana foi a primeira cidade brasileira a recorrer à Corporação Andina de Fomento. Trata-se de um banco multilateral com sede em Caracas que conta, em sua composição societária, com a participação de vários países da América do Sul, entre eles a Venezuela, Brasil, Argentina, Peru e Colômbia. Com informações e fotos da Secom PMFS