O partido político PSOL, de Feira de Santana, realizará uma Plenária Temática para debater o transporte público e outras questões de mobilidade urbana na cidade. Com o tema “Contradições Urbanas de Feira de Santana: transporte coletivo e plano de desenvolvimento” a plenária será realizada amanhã, sábado dia 24, às 14:00, na sede do partido, localizado na Rua Aloísio Resende, s/n, Queimadinha (próximo ao Ginásio Municipal).

O PSOL espera a participação da comunidade e explicou o objetivo da plenária deste sábado em nota enviada a imprensa. “Como forma de manter nosso acompanhamento e debate sobre essas problemáticas é que propomos a realização dessa reunião, sendo uma atividade cuja presença de nossos companheiros(as) filiados(as) é imprescindível e também uma atividade aberta às pessoas não sejam do PSOL mais que se interessam pelo debate.”

Os frequentes e antigos problemas do transporte coletivo urbano em Feira, as ações do Governo Municipal com a implementação do BRT e o aumento do preço da passagem, são alguns dos pontos, apontados pelo partido, para justificar a plenária.

PSOL organiza Plenária para discutir Transporte Público e outras questões de mobilidade urbana em Feira de Santana. (Cartaz divulgação)
PSOL organiza Plenária para discutir Transporte Público em Feira de Santana. (Cartaz divulgação)

“Desde o final do ano passado, a maioria da população feirense tem assistido à piora do já péssimo serviço de transporte coletivo ao mesmo tempo que vê uma escalada de promessas de melhoria do executivo municipal: fiscalização “rigorosa” das empresas, o BRT como “solução”, aumento da tarifa “só após a implantação do novo sistema”, dentre outras. Mais uma vez provando que essas promessas não valem nada, o mais recente movimento do executivo municipal foi o aumento da tarifa de transporte do atual valor de R$ 2,35 para R$ 2,70 – Preço que é um assalto ao bolso do trabalhador e do usuário em geral, pois de modo algum corresponde à qualidade do serviço oferecido.

O aumento da passagem não deve ser visto de maneira isolada, já que faz parte de um descompromisso  generalizado da gestão municipal com um sistema de transporte que atenda às necessidades da maioria. Assim, o aumento do preço da passagem soma-se a tentativa de imposição de um BRT baseado em um trajeto excludente (Avenidas Getúlio Vargas e João Durval) e na manutenção do atual SIT como “alimentador” (precário!) do BRT. Um total absurdo ainda mais considerando o desrespeito ao previsto no Estatuto da Cidade (10.257/2001) e na Lei de Mobilidade Urbana (12.587/2012) do ponto de vista do planejamento, bem como a previsão de retirada de centenas de árvores de uma das poucas áreas verdes restantes no Centro de Feira.”
 

Como sugere o PSOL, o debate será uma oportunidade “para um momento de reflexão e busca de alternativas”.

Da Redação, Jamil Souza