O que segue é apenas um pequeno relato do grande embate de ideias ou paixões alimentadas pelo tema “Política”, mais especificamente ligado às Eleições 2014, na internet. Neste caso, o foco da querela é corrida presidencial. Nas redes sociais o bicho pega na hora de defender interesses partidários ou ideais políticos. Às vezes mais parece um vale-tudo!

Um amigo citou um comentário de um taxista que se dizia descontente e resolvido a não votar no Aécio Neves (PSDB) por causa da sua postura desrespeitosa em relação à presidenta Dilma Rousseff (PT) em um dos debates na televisão. O taxista num tom de aborrecimento disse: “tenho total certeza de que, votar em Aécio jamais”.

O taxista estava revoltado com a postura desrespeitosa do candidato do PSDB e explicou o caso:

“Como é que pode ele chamar uma autoridade de mentirosa e leviana? Até acho que ele tinha os seus motivos, mas, ao menos deveria respeitar figura da mulher. Se ele fez isso com a Presidente, uma mulher, imaginem o que ele não é capaz de fazer com o povo? Mudei meu voto, estou na duvida se vou de Dilma ou nulo, mas, tenho total certeza de que, votar em Aécio jamais”.

O amigo fechou a sua história dizendo que a “cada dia que passa, ele [ Aécio] ver crescer a sua rejeição” por “tratar com violência as mulheres”. Em resposta a isto um sujeito comentou:

“Cara tu falando que ele é espancador de mulheres não me afeta em nada. Não sou encegueirado por política a ponto de tentar defender ele dos erros dele no passado. Mas vc é tão encegueirado que defende o PT até dos roubos cometidos no mensalão, cometidos no petrolão e nos outros mais 97-98 esquemas de corrupção comprovados do governo PT. Se ele fez algo no passado e pagou pelo que fez, ou se não pagou tem que pagar. Isso é fato…agora defender genoíno, dirceu e a mais alta cúpula do PT é demais, porque vc tb foi lesado…até o dinheiro dos advogados desses fdps foi pago com dinheiro público….sem mais!”

Não me contive e, entrando na querela, comentei o que segue. Vale lembrar que evito esses debates infrutíferos e, quase sempre, eivados de ódio e pouco bom senso. Geralmente é puramente um tolo exercício de retórica e que nada constrói ou desconstrói. Enfim, nada deixa de válido além de perda de tempo e irritação. Bem, o que comentei está a seguir.

Observo três grupos que defendem o #Aécio Neves e o PSDB de qualquer acusação e veem neles a salvação do Brasil, são eles: A imprensa corrupta, a elite preconceituosa e os ignorantes. Estes últimos (os ignorantes) findam por alimentar o ódio contra as minorias ou o povo!

Bem, se membros da alta cúpula do Partido dos Trabalhadores (PT) roubaram, eles acabaram presos. Nem o ex-presidente Lula ou presidenta Dilma impediram a execução dos julgados no caso Mensalão. E me pergunto, se eles fossem da cúpula do PSDB ou do DEM, e estes partidos estivessem no poder, seriam eles condenados?!

Um fato inconteste é que foi nos governos dos PT de Lula e Dilma que as instituições brasileiras foram reforçadas. O Ministério Público Federal, a Polícia Federal, a Controladoria Geral da União (CGU), Supremo Tribunal de Justiça (STF) estão fortalecidos cada vez mais e agem com autonomia. E isto acontece nos governos do PT.

Cuidado para não ser massa de manobra dos dois primeiros grupos citados acima (a imprensa corrupta e a elite preconceituosa) ou termine por engrossar o grupo dos ignorantes. Estudem mais! Leiam mais! (De preferência um bom livro de História Contemporânea!). E enxerguem o mundo e as pessoas com os teus próprios olhos, nunca pelos os olhos torpes da mídia corrupta ou da elite preconceituosa.

A isto, logo veio a reação e mais comentários. Lamentavelmente, o comentário do sujeito como resposta às minhas observações revelou claramente o quanto ele está cego pelo ódio e foi (como diz uma amigo chegado) “emprenhado pelos ouvidos”. Nem vale citar. Por isso eu repito: Estude e estude e estude! Estudar, às vezes, resolve.

Todas as citações desse texto foram transcritas conforme o original.

Jamil Souza – FSA, Bahia, 20 de outubro de 2014