O ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva disse que o candidato Aécio Neves (PSDB) mentiu durante o debate com a candidata a reeleição Dilma Rousseff (PT) realizado, ontem (14), pela TV Bandeirantes. Os candidatos à Presidência da República se confrontaram no primeiro debate na televisão nesse segundo turno das Eleições 2014. Lula usou sua página na rede social Facebook para desmentir Aécio e disse que “nunca teria convidado Armínio Fraga para permanecer no Banco Central após o término do governo Fernando Henrique Cardoso”, como afirmou o candidato do PSDB. O ex-presidente Lula lamentou a mentira de Aécio Neves e disse que candidato do PSDB falsificou “fatos históricos”.

Confira na íntegra a afirmação do presidente Lula no Facebook:

“Ontem, o candidato Aécio Neves mentiu no debate da TV Bandeirantes ao falar que eu teria convidado Armínio Fraga para permanecer no Banco Central após o término do governo Fernando Henrique Cardoso. Nunca fiz esse convite. É lamentável um candidato falsificar fatos históricos em um debate para a Presidência da República.”

Lula desmentiu o candidato do PSDB, Aécio Neves.
Lula desmentiu o candidato do PSDB, Aécio Neves.
O ex-presidente Lula usou a página no Facebook para desmentir Aécio Neves. (Reprodução)
O ex-presidente Lula usou a página no Facebook para desmentir Aécio Neves. (Reprodução)

O debate, desta terça-feira, na Band foi marcado por acusações dos dois candidatos. Perdendo a compostura e às vezes rindo muito, Aécio Neves ofendeu a presidenta Dilma chamando-a de leviana. Em contrapartida, Dilma Rousseff não se deixou levar pelas acusações de Aécio e questionou o candidato do PSDB a cerca do seu posicionamento sobre a importância da Lei Maria da Penha. A resposta de Aécio não escondia o seu desconforto.

A candidata do PT ainda rebateu acusações de corrupção. Dilma disse que nunca foi conivente com tais práticas e lembrou o caso do aeroporto construído por Aécio Neves em terras da sua família em Minas Gerais. A lembrança do caso deixou Aécio nervoso.

De ambos os lados, acusações foram feitas, refutadas e negadas com veemência. A candidata do PT sugeriu que os eleitores confiram as informações, Dilma convidou todos a buscarem a verdade na internet, nos site oficiais.

O presidente Lula também usou as redes sociais para divulgar um vídeo onde alerta os eleitores para a necessidade de observar com atenção os dois projetos de governo em disputa nesse segundo turno, convida a todos para “saber mais sobre as mudanças do Brasil nos últimos 12 anos” no site www.BrasilDaMudança.com.br. Lula diz que retoma, nesta quarta-feira (15),  suas viagens pelo Brasil fazendo campanha para reeleger Dilma Rousseff.

Jamil Souza