De acordo com o vereador Edvaldo Lima (PP), um carro contratado para prestar serviços a Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) foi apreendido pela Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) sob suspeita de praticar transporte clandestino. A denúncia foi feita durante pronunciamento na tribuna da Câmara Municipal, o vereador reclamou do suposto equivoco cometido pela SMTT.

Para explicar o mal entendido, o vereador fez a leitura de uma nota de esclarecimento enviada pela coordenadora da Equipe de Estudo e Educação Ambiental (EEA) da UEFS, professora Áurea Chateaubriand Campos, ao secretário Municipal de Transporte e Trânsito, Ebenezer Tuy.

Segundo Edvaldo, para o desenvolvimento das atividades do projeto “Redes Solidárias para o Trabalho Decente e Preservação do Meio Ambiente”, a EEA realizou reuniões com catadores de materiais recicláveis dos bairros Nova Esperança, Sítio Matias, Jussara e Três Riachos.

O vereador contou que, no dia 04 de agosto, a reunião foi planejada para acontecer na UEFS e, por conta disso, houve a necessidade de contratar uma Van, de propriedade do senhor Marlúcio Mendes Soares, para transportar os catadores de materiais recicláveis dos referidos bairros.

Edvaldo Lima disse que a SMTT, de maneira precipitada, mandou fazer a apreensão do veículo, alegando que era irregular. Segundo ele, o motorista tentou explicar que não estava fazendo transporte clandestino, mas não houve acordo. No entendimento do vereador, antes de qualquer apreensão, faz-se necessária a apuração dos fatos.

Ele informou que o veículo ficou apreendido por dois dias. Conforme Edvaldo, a Van só foi liberada depois que a direção da UEFS encaminhou um carta ao secretario Tuy esclarecendo a situação.

“Eu entendo que o Governo Municipal jamais iria mandar fazer apreensão de algum veículo – totalmente regular – andando no município. Eu quero dizer que isso é prepotência de quem está guiando a equipe do transporte”, disse Edvaldo.