Feira de Santana passa a contar com mais uma secretaria municipal, a partir de agora as ações da Administração Municipal na área de inovação, ciência e tecnologia serão coordenadas, supervisionadas e executadas pela Secretaria Municipal Extraordinária de Ciência, Tecnologia e Informações. O decreto instituindo a criação do órgão foi publicado nesta sexta-feira (01) em jornal de circulação local.

A Secretaria será comandada pelo advogado Celso Pereira, que deixa a Secretaria Municipal de Governo e assume a nova pasta. Segundo ele, a administração pública municipal ganha um instrumento legal para organização e centralização de todas as ações desenvolvidas no setor.

Caberá à Secretaria de Ciência formular e coordenar a implantação de uma política de promoção ao desenvolvimento científico em suas variadas formas. “O propósito do Governo é abranger todas as áreas da administração, desde a Educação até os serviços e equipamentos já existentes”, ressalta Celso Pereira.

O órgão ficará responsável por elaborar o Plano Municipal de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, além de promover e executar ações através de convênios e firmar parcerias com entidades nacionais ou estrangeiras que exerçam atividades destinadas a estudos e pesquisa inerentes ao desenvolvimento científico e tecnológico.

Com a implantação da pasta, o Município deverá promover bienalmente a Conferência Municipal de Tecnologia e Ciência. Conforme decreto, durante a vigência da Secretaria Municipal Extraordinária, a ela ficará subordinado o expediente do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Informações.