​Mobilidade urbana em Feira de Santana, como em tantas cidades médias e grandes do Brasil, devia ser um assunto mais discutido e debatido pelos munícipes e membros do poder público. A importância deste debate é sentida quando, por exemplo, sofremos com os engarrafamentos no trânsito ou pela demora para se pegar um transporte público nos pontos e terminais.

A Secretaria Municipal de Planejamento estará realizando, nesta terça-feira, 14, uma Audiência Pública para discutir o Plano de Mobilidade Urbana. O evento acontecerá, à partir das 8 horas, no auditório da Associação Comercial, situado no Largo São Francisco, Kalilândia.

Os governantes de Feira de Santana sempre privilegiaram o automóvel em detrimento de outras alternativas de mobilidade urbana, a exemplo das bicicletas. (Reprodução)

Um tema tão importante como este deveria ser tratado com mais ênfase pela Secretaria de Planejamento e pelo secretário Carlos Brito que, lamentavelmente, não fez uso do aparato de comunicação da Prefeitura para divulgar intensamente a audiência pública. Se houve pecado da referida secretaria, o Governo Municipal feirense também pecou, pois devia ter considerado a importância e até urgência em debater o tema mobilidade urbana com os diversos setores da sociedade feirense.

Trânsito, transporte público, uso de novos alternativas para o transporte como ciclovias e outros equipamentos de uso coletivo, novos vetores de crescimento da cidade, são algumas questões importantes e que precisam ser consideradas num Plano de Mobilidade Urbana. Diante disto, podemos afirmar, sem medo de errar, que a divulgação desta audiência pública foi fraca, e não seria exagero dizer, foi pífia.

Confira, abaixo, a nota da Prefeitura de Feira de Santana que foi, junto com outras, disponibilizada para a imprensa pela Secretaria de Comunicação Social. Vale ressaltar o empenho da Secom em solicitar diretamente, via mensageiro WhatsApp, a divulgação da referida audiência pública.

Audiência Pública vai discutir Plano de Mobilidade Urbana nesta terça

O desenvolvimento do Plano de Mobilidade Urbana do Município de Feira de Santana será o tema de audiência pública que será realizada nesta terça-feira, 14, a partir das 8h, no auditório da Associação Comercial de Feira de Santana, sediada no Largo São Francisco – Bairro da Kalilândia. O evento é aberto a população.

A Lei nº 12.587/2012 estabeleceu que a partir de 12 de abril de 2015 as cidades com mais de 20 mil habitantes devem ter plano municipal de mobilidade urbana. A lei institui as diretrizes da Política Nacional da Mobilidade Urbana e visa melhoria de acessibilidade e integração dos diferentes modos de transporte, sendo fundamental para nortear futuros investimentos. (Secom PMFS)

Jamil Souza