“Muitos (gestores municipais) ainda não estão totalmente familiarizados com todos os serviços que são ofertados pelo Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e como melhor oferta-los”. Quem faz o alerta é o secretário de Desenvolvimento Social de Feira de Santana (Sedeso), o sociólogo Ildes Ferreira. Ele participa do “Capacitassuas”, curso promovido nesta cidade para capacitar gestores em relação a área. Iniciado nesta segunda-feira, 28, o curso dura cinco dias e reúne cerca de 270 pessoas de 100 municípios em auditório da Faculdade Uniasselvi.

Sociólogo Ildes Ferreira. (Foto: Arquivo/ Secom PMFS)

Logo na abertura da capacitação, promovida pelo Governo do Estado com apoio do Governo Municipal através da Sedeso, o secretário Ildes Ferreira disse que a renovação de cerca de 80 por cento dos gestores municipais baianos, nas eleições do ano passado, influenciam diretamente na pouca informação sobre o SUAS nas administrações.

A coordenadora do Capacitassuas pela Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB) – órgão contratado para desenvolver o curso -, professora Sílvia Oliveira Pereira, observou a mudança da visão das pessoas que participam da capacitação. “Estamos observando uma motivação, o que é comprovado pela presença recorde de participantes. Conselheiros e profissionais que trabalham na gestão de assistência social passam a ter visão mais ampla sobre a elaboração de planos e controle social e isto potencializa a oferta dos serviços”, diz.

Ela defende a necessidade de capacitação permanente “porque as políticas de assistência social estão mais em evidência”. Nesta edição, Capacitassuas supera as expectativas em termos de participação nas cinco turmas dos cursos, sendo três sobre Elaboração de Planos, com os professores Albany Mendonça, Eliana Teixeira e Rosângela Adorno; e Controle Social, com os professores Mailson Pereira e Marcela Silva. (Fonte: Secom PMFS)