Mais uma vez Feira de Santana vira manchete nacional por um motivo nada apreciável, doença. Sites, jornais e as televisões de todo o Brasil repercutiram a notícia da confirmação de 14 casos da febre chikungunya doença em Feira de Santana. A possibilidade de uma epidemia do vírus chikungunya no País foi admitida pelo ministro da Saúde, Arthur Chioro, nesta quarta-feira (24).

O ministro da Saúde explicou que a doença não tem a mesma gravidade da dengue hemorrágica, mas deve ser combatida com a mesma intensidade.

O fato de ser o mosquito da dengue um dos vetores da doença revela que a Prefeitura de Feira falhou ao não combater de maneira efetiva o mosquito Aedes aegypti. Assim como a dengue, a febre chikungunya é transmitida pelos mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictos, mas só tem um sorotipo, ou seja, cada pessoa só pega a doença uma vez. Os sintomas  são os mesmos da dengue: dor de cabeça, febre, dores musculares e nas articulações e podem durar de três a dez dias.

A confirmação dos casos de da febre chikungunya em Feira de Santana fez com que o Ministério da Saúde deslocasse equipes para auxiliar nas ações de combate e controle à doença. Casos da doença também foram confirmados em Oiapoque, no Amapá.

Jamil Souza