Falta de médicos e de leitos, além de várias pessoas a espera de atendimento em macas espalhadas pelos corredores do Hospital Geral Cleríston Andrade em Feira de Santana, a segunda mais importante cidade da Bahia, foi o tema e a imagem usados como exemplo da crise na Saúde Pública pelo qual o Estado está passando, piorada pela infraestrutura precária nas cidades do interior. A Unidade de Saúde da Família de Itapitanga, cidade a 450 quilômetros de Salvador, foi um outro exemplo dado pela reportagem para exemplificar a situação.

Diretor do hospital Geral Clériston Andrade, Carlos Pitangueira, que após mencionar as contratações afirmou: "'Nós estamos precisando mesmo de contratação".
“Nós estamos precisando mesmo de contratação”, disse o diretor do Clériston Andrade, Carlos Pitangueira.

A matéria veiculada na madrugada de terça-feira (9) para quarta-feira (10) pelo Jornal da Globo, telejornal produzido e exibido pela rede da família Marinho, enfocava a grande necessidade de médicos e, a crise da saúde em todo o país.

Segunda a reportagem, a Bahia tem pouco mais de um médico para cada mil habitantes. Sendo que no Brasil, a maior média (3,46) é do Distrito Federal e a menor (0,58) é do Maranhão. Além de outros entrevistados, também foi ouvido o diretor do hospital Geral Clériston Andrade, Carlos Pitangueira, que após mencionar as contratações afirmou: “‘Nós estamos precisando mesmo de contratação”.

Em fim, mais uma vez a boa e acolhedora Feira de Santana aparece de maneira negativa em uma reportagem veiculada em rede nacional.  O Jornal da Globo é um telejornal noturno exibido no fim de noite, quase sempre na madrugada e é apresentado pelos jornalistas William Waack e Cristiane Pelajo.

A matéria teve até, direito ao famoso comentário do cineasta Arnaldo Jabor. Após as imagens do HGCA e de uma reportagem com o diretor do hospital, apareceu a imagem do comentarista Jabor que, como de costume, falou dando a impressão de ser o seu pensamento, a palavra final sobre o assunto.

Assista e leia a matéria veiculada no Jornal da Globo em Faltam médicos em cidades do interior da Bahia.

Jamil Souza