Um dos mais tradicionais blocos afro do Carnaval de Salvador, o Ilê Aiyê já escolheu a sua Rainha. A eleição da “Deusa do Ébano” 2015 aconteceu na noite do último sábado (24), em Salvador, e a escolhida foi a professora de Educação Física Alexandra Amorim, 33 anos. Alexandra concorria pela quarta vez ao posto de Deusa do Ébano do Ilê.

O show da banda oficial do bloco abriu o tradicional evento, que acontece há 36 anos, na Senzala do Barro Preto, bairro do Curuzu. Ao todo, 15 candidatas disputavam o título de Deusa do Ébano. Na foto acima, da esquerda para a direita: Larissa Oliveira (2ºlugar), Alexandra Amorim (1ºlugar) e Milena Sampaio (3º lugar).

Alexandra Amorim é professora de Educação Física e mora em Itapuã. (Foto: Divulgação)
Alexandra Amorim é professora de Educação Física e mora em Itapuã. (Foto: Divulgação)

O segundo lugar ficou com a manicure Larissa Oliveira, 21 anos, e o terceiro com a universitária Milena Sampaio, 30 anos, do Cabula. Elas receberam o título de princesas que, neste ano, pela primeira vez, irão desfilar no bloco durante o Carnaval.

Além da premiação, a cerimônia também prestou tributo a mulheres negras que fizeram história. As homenageadas foram a atriz Zezé Motta, que protagonizou o filme Xica da Silva (1976); Mãe Hilda Jitolú, que foi dirigente espiritual do Ilê por muitos anos; e Dona Ivone Lara, matriarca do samba e uma das primeiras intérpretes do gênero. Com informações do G1