O bloco mais irreverente do Carnaval da Bahia, o Mudança do Garcia é também uma das mais tradicionais manifestações culturais da festa em Salvador. Este ano o “Mudança” vai homenagear um dos mais importantes nomes do samba na Bahia, o sambista Riachão. Aos 92 anos, o cantor e compositor também vai puxar o bloco Mudança do Garcia, nesta segunda-feira (03), ao lado da cantora Juliana Ribeiro e do Rixô Elétrico de Fred Menendez.

O sambista Riachão que é autor de “Cada Macaco no seu Galho”, uma das suas mais famosas músicas, já teve músicas interpretadas por Caetano Veloso e Gilberto Gil. Nasceu no bairro do Garcia, em 1921. Aléms da pinta de malandro ele tem como marca a toalha que leva em volta do pescoço. (Foto: Reprodução Google)
O sambista Riachão já teve músicas interpretadas por Caetano Veloso e Gilberto Gil. Nasceu no bairro do Garcia, em 1921. Aléms da pinta de malandro ele tem como marca a toalha que leva em volta do pescoço. (Foto: Reprodução Google)

Como de costume, o “Mudança” sai sem cordas e vai fazer o percurso que realiza há 80 anos, indo do fim de linha do bairro do Garcia até o Campo Grande, o Circuito Osmar. E é certo que vai invadir a avenida no carnaval com bastante irreverência, protesto e cultura. Esse ano o bloco sai às 16h, de acordo com a programação. A concentração começa a partir das 11hs da manhã.

Também em homenagem ao sambista Riachão, este ano o circuito do “Mudança” passa a ter o seu nome. Um justo reconhecimento do Conselho do Carnaval ao sambista que nasceu no bairro do Garcia e desde os nove anos já cantava em serenatas ou nas batucadas de suas ruas.

O sambista Riachão que é autor de “Cada Macaco no seu Galho”, uma das suas mais famosas músicas, também compôs “Retrato da Bahia” e “Vá Morar com o Diabo” que foi gravada pela cantora Cássia Eller em 2001. Já teve músicas interpretadas por cantores como Caetano Veloso e Gilberto Gil. Nasceu no bairro do Garcia, em 1921.

Jamil Souza