Mudança na forma do emprego policial nas ruas, estratégias no enfrentamento aos assaltos a bancos e explosões a caixas eletrônicos, fortalecimento nas ações de polícia comunitária e atuação das corregedorias. Estes são alguns dos assuntos abordados pelo novo comandante geral da Polícia Militar da Bahia, coronel Anselmo Brandão, em encontros realizados, na última sexta-feira (16), nos municípios de Feira de Santana (no centro norte baiano) e Juazeiro (no Vale do São Francisco).

Em Feira, segunda maior cidade da Bahia, o encontro teve a participação de oficiais do Comando de Policiamento Regional Leste (CPRL), que reúne 155 municípios. Em Juazeiro, participaram os comandantes das unidades do Comando de Policiamento Regional Norte (CPRN), o qual engloba 53 municípios do norte baiano. Compareceram ainda o coordenador de Missões Especiais, coronel Barbosa Neto, o diretor do Departamento de Comunicação Social (DCS), coronel Gilson Santiago, e demais oficiais do alto comando.

Em seu discurso, o comandante Anselmo Brandão, ressaltou a importância de uma polícia comunitária e também falou sobre a valorização policial. “Sou um defensor do policiamento comunitário. Não admitimos que as pessoas sejam maltratadas. Estou criando uma corregedoria forte para proteger os policiais bons. Não serão dois ou três que irão macular e manchar a imagem da instituição”.

Ele citou ainda citou o Projeto Vigilância Solidária, a ser implantado em Salvador, por meio de parceria da Polícia Militar com a comunidade na fiscalização de ruas via câmeras, com placas visíveis nas localidades que aderirem o projeto, a fim de inibir a prática de crimes. (Secom/Ba)