Agora é oficial, após um dia de expectativas do resultado da Assembleia Geral dos policiais militares da Bahia a greve foi anunciada. Os policias que estavam reunidos desde o início da tarde desta terça-feira (15) no Wet’n Wild na Avenida Paralela, em Salvador, se mostraram descontentes com as propostas do Governo do Estado e resolveram parar as atividades por tempo indeterminado.

Como em 2012 os policias militares da Bahia voltam a cruzar os braços. (Foto: Reprodução)
Como em 2012 os policias militares da Bahia voltam a cruzar os braços. (Foto: Reprodução)

Na última sexta-feira (11), o governador Jaques Wagner apresentou durante uma reunião as propostas de reestruturação da Polícia Militar e Bombeiros Militares da Bahia. De acordo com o texto apresentado para as entidades representativas, o governo destacou o novo processo de promoção de praças e oficiais; emancipação do Corpo de Bombeiros; Código de Ética; aposentadoria especial para as policiais militares femininas; criação de novas unidades na PM e no Corpo de Bombeiros. Contudo, outras questões debatidas pelo sindicato da categoria e que deixaram de ser atendidos pelo governo estadual, ascende o sinal vermelho da tropa que acena com a possibilidade de greve.

Estiveram presentes na assembleia desta terça-feira diversas entidades que representam a categoria. Tais como, a Associação de Policiais e Bombeiros e de seus Familiares do Estado da Bahia (Aspra), a Associação de Praças da Polícia Militar do Estado da Bahia (APPM-BA) e a Associação dos Oficiais da Polícia Militar da Bahia (Força Invicta).

Com o anuncio da greve da PM, os inúmeros boatos que já circulavam nas redes sociais se intensificaram. Mas, é fundamental manter a calma e evitar propagar notícias sem confirmação ou de fontes pouco confiáveis. Veiculações de boatos apenas servem para promover o pânico.

Temos que compreender que embora a decisão de deflagrar a greve tenha sido anunciada na noite de hoje, o governo e as associações dos policias ainda estão em negociando. E assim, como começou de maneira repentina, a greve também pode terminar.

Jamil Souza