A distribuidora de energia elétrica AES Eletropaulo, concessionária que opera na Grande São Paulo, informou na tarde desta segunda-feira (19) que teve de cortar 700 megawatts da energia distribuída, seguindo orientação do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

“O Centro de Operações da Distribuidora está acompanhando a situação e segue monitorando o sistema integrado por meio do ONS”, diz o texto da nota. A redução do fornecimento afeta a operação do metrô. Duas estações da linha amarela estão fechadas em razão da falta de energia elétrica, segundo o consórcio Via Quatro, que administra a linha.

As estações Luz e República estão inoperantes sem previsão de reabertura. As outras cinco estações da linha (Paulista, Fradique Coutinho, Faria Lima, Pinheiros, e Butantan) operam normalmente.

A fala de energia, segundo a concessionária, ocorre na região da Luz, no centro da capital. Segundo a Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô), as demais linhas da cidade operam normalmente. A linha amarela é a única concedida a iniciativa privada. (Agência Brasil)