O presidente da Bolívia, Evo Morales, foi reeleito para mais um mandato, com 61% dos votos válidos. Os resultados oficiais do pleito de domingo passado (12) foram proclamados no sábado, 18, pelo Tribunal Supremo Eleitoral do país.

Os dados confirmam os resultados não oficiais anunciados no dia do pleito. Em seu terceiro mandato, Morales governará a Bolívia de 2015 a 2020, o que o tornará o presidente com mais tempo no poder.

Ele ficou com 37 pontos percentuais de vantagem sobre o adversário, o empresário Samuel Doria Medina, que obteve 24% dos votos. O ex-presidente Jorge Quiroga recebeu 9% dos votos.

O Movimento Sem Medo, liderado pelo advogado Juan del Granado, antigo aliado de Morales, e o Partido Verde, do ecologista Fernando Vargas, obtiveram, cada um, menos de 3%. Domingo que vem (26) haverá nova votação em assembleias dos departamentos de Oruro, no Sul do país, e Santa Cruz, no Leste, devido a irregularidades.

Evo Morales chegou ao poder em 2006, com 54% dos votos, e foi reeleito, em 2009, com 64% dos votos. Fonte: Agência Brasil