A notícia de que um busto do ex-presidente Lula foi exposto no centro da capital dos Estados Unidos, Washington, perto da Casa Branca e da Organização dos Estados Americanos, foi veiculada na página do petista no Facebook. A foto e a informação sobre a homenagem postada na página, que é alimentada por membros da equipe do ex-presidente, em pouco mais de 1 hora já contavam com  7.037 curtidas e 3.126 compartilhamentos.

Ainda de acordo com a postagem, a obra está em exposição no National Mall e é assinada pelo artista chinês Yuan Xikun que, além do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, fez bustos de 10 grandes nomes das Américas, entre os quais: Abraham Lincoln, Simon Bolívar e Gabriel García Márquez.

A informação rendeu vários comentários. “Lulinha merece” expressou-se o jovem brasiliense Olávio Gomes que é estudante de Ciência Política na Universidade de Brasília (Unb). Já o analista de negócios paulista Fabio Silva que reside em Recife disse: “Reconhecimento Mais que Merecido para o homem que mudou a historia do Brasil!”.

Além de muitas piadas com o universo da política, como a de Joseana Kuhn que mora na Alemanha e impiedosamente disse: “Ai Jesus,a oposicao vai infartar cm essa.”. A informação sobre a homenagem a Lula com um busto na capital dos Estados Unidos também rendeu comentários sérios como o da paraibana de Guarabira Islândia dos Santos: “Nunca votei no PT, mas não posso deixar de reconhecer as mudanças benéficas que ocorreram neste país durante esses 12 anos, os números estão aí para quem quiser ver, é nítida a diferença da era FHC, só quem não reconhece é quem se beneficiava com a miséria dos outros ou quem tem memória curta. Por isso hoje sou Dilma, e tenho grande admiraçao por este homem que tirou milhões de brasileiros da extrema pobreza, merecidíssima essa homenagem, vivas ao Lula!”

E como nem todos gostam do ex-presidente Lula, alguns se manifestaram como o jornalista e radialista feirense Joilton Freitas que, por assumidamente ser liberal e não esconder a simpatia que nutre pela direita representada por FHC, assim expressou-se: “Pergunta: Quem vai pagar por esse busto? O dinheiro saiu de Pasadena? Ninguém que tem vergonha na cara vai fazer o busto de um idiota. Só se for por muito dinheiro.”

Um fato inquestionável é revelado por esta notícia de mais uma homenagem internacional feita ao ex-operário nordestino que sempre lutou pelos direitos dos trabalhadores, foi preso durante os anos de chumbo em que a simples discordância política era motivo para enclausurar e torturar pessoas nesse país e que, apesar da origem humilde, tornou-se presidente do Brasil por duas vezes e sendo eleito democraticamente. O fato é que Luiz Inácio Lula da Silva mudou a cara do Brasil, a vida do povo brasileiro e tornou-se, reconhecidamente, um dos maiores líderes da América Latina e do Mundo.

Jamil Souza