O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento apresentou nesta segunda-feira (27) um balanço sobre as recentes ações da pasta. Na oportunidade, foram apontadas também suas prioridades para os próximos meses. Segundo a ministra Kátia Abreu, os principais avanços estão relacionados às ações de desburocratização de processos – alguns deles por meio do Programa Mapa sem Papel –, à redução de despesas, além de questões sanitárias, busca por novos mercados. A ministra informou que nos próximos dias a presidenta Dilma Rousseff anunciará medidas de ampliação e fortalecimento de uma classe rural sustentável. “Provavelmente isso virá por meio de decreto presidencial. Portanto os detalhes deverão ser apresentados em breve pela presidenta.”

“Resumidamente falando, nossas prioridades atuais são pautar e estabelecer processos de gestão eficiente e transparente de automação, implementar uma Lei Plurianual Agrícola e fortalecer a pesquisa no Brasil, por meio da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), de forma a avançar mais no sentido de promover uma aliança nacional para inovação tecnológica agropecuária”, informou Kátia Abreu. A fim de ampliar os mercados externos, a ministra destacou, entre as ações já implementadas, a nomeação de oito adidos agrícolas em sete pontos estratégicos localizados nos Estados Unidos, Argentina, Europa (dois postos), Rússia, Japão, China e África do Sul. “Enquanto temos apenas um adido na China, os EUA têm mais de 40”, argumentou a ministra.

Segundo ela, estão em curso negociações com 22 mercados prioritários que “representam potencial de US$82 bilhões apenas com nossos produtos agropecuários competitivos”. Há também a expectativa de avanço nos acordos sanitários e fitossanitários com a União Europeia. Leia mais na Agência Brasil