O lixo em Feira de Santana que já foi responsável por debates, brigas e escândalos envolvendo o poder público municipal e políticos da cidade, vai ser explorado pelo grupo espanhol Fortis Detailed Studies S.L., especializado na reciclagem de lixo e na sua transformação em energias renováveis. Os espanhóis informaram, nesta quarta-feira (05), que pretendem investir 18 milhões de euros na implantação de uma usina de tratamento de lixo na cidade.

Prefeito José Ronaldo em reunião com executivos de grupo espanhol que pretende reciclar o lixo da cidade. (Foto: Secom/PMFS)
Prefeito José Ronaldo em reunião com executivos de grupo espanhol que pretende reciclar o lixo da cidade. (Foto: Secom/PMFS)

O prefeito José Ronaldo de Carvalho recebeu no Paço Municipal Maria Quitéria a visita do empresário Francisco Javier Ávila, que lhe passou confirmação. A instalação da empresa se dará aravés de uma PPP, Parceria Público Privada, cujos detalhes estão sendo tratados entre a Fortis Detailed e as secretarias municipais do Planejamento, Convênio e Gestão e Serviços Públicos.

De acordo com informações do site da prefeitura de Feira, a implantação da usina vai gerar entre 150 a 400 empregos diretos. Ainda que o grupo espanhol tem 24 anos de mercado e atua em mais de 20 países espalhados pela Europa, África, Ásia e Oceania, com sede nas proximidades da cidade de Granada. A vinda da empresa é um resultado das visitas do prefeito José Ronaldo à Espanha, com destaque para a segunda visita oficial que o prefeito fez a cerca de três meses com o fim de atrair investimentos para Feira de Santana.

Jamil Souza