A Coordenação Municipal de Proteção e Defesa Civil de Feira de Santana está formando voluntários para atuar em situações de risco e sua gestão estratégica. A ação de certificação, envolvendo cerca de 50 agentes residentes em diversos pontos da cidade, marca as comemorações pela Semana Municipal de Proteção e Defesa Civil, promovidas pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Prevenção à Violência e Promoção dos Direitos Humanos (Seprev), a partir desta quinta-feira, 1º, até o próximo dia 7.

Pedro Américo Lopes é o coordenador municipal de Proteção e Defesa Civil de Feira de Santana (Foto: Secom PMFS)

O curso, conforme o coordenador municipal de Proteção e Defesa Civil, Pedro Américo Lopes, possui carga horária de quatro horas, sendo formada uma turma pela manhã e outra à tarde. As aulas foram promovidas no Teatro Municipal Margarida Ribeiro, ministradas pelo técnico da Superintendência de Defesa Civil da Bahia, Edmildo Moreno.

O curso aborda diversos temas

A certificação para agentes voluntários em Defesa Civil foi promovida após a abordagem de diversos temas, como “Atuação da Coordenação Municipal de Proteção e Defesa Civil”, “Diagnóstico, estiagem e construção de parceria com a comunidade”, “Identificação de riscos em Construção Civil e Montagem de eventos”, “Identificação de riscos elétricos” e “Identificação e resposta a foco de incêndio”.

Pedro Américo (foto) informa que a idéia é formar pessoas da comunidade para que sejam voluntárias da Defesa Civil e se apropriem de conhecimentos sobre o tema. Desta forma, conforme observa, as ações terão um reforço na resposta mais imediata para a prevenção e intervenção em situação de riscos de acidentes. (Informações da Secom PMFS)