Em Feira de Santana não há como negar o trabalho dedicado e esforçado desenvolvido pelo professor e sociólogo Ildes Ferreira à frente da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedeso). Nesta terça-feira, 27, cerca de 80 moradores do Residencial Ponto Verde, do programa Minha Casa, Minha Vida, na região do Feira VII, serão certificados em cursos profissionalizantes. Em vista dos muitos residenciais do projeto na cidade, ainda é preciso que se faça mais!

A certificação vai acontecer às 9h, no Salão de festas do residencial. A iniciativa faz parte do Programa de Convivência Social e Cidadania, promovido pela Sedeso, através do Senai, e capacita pessoas da comunidade a ingressarem no mercado de trabalho.

Sociólogo Ildes Ferreira. (Foto: Arquivo/ Secom PMFS)

O secretário Ildes Ferreira destaca a importância da iniciativa visando dar oportunidades aos moradores do Residencial Ponto Verde de adquirirem a independência financeira. Ressalta ainda que os cursos foram oferecidos em função da demanda de mercado, de forma que os alunos possam trabalhar por iniciativa própria, tornando-se até empreendedores.

A assistente social Claudia Lorena informa que os quatro cursos ofertados aos moradores do Residencial Ponto Verde foram ministrados pelo Senai, o que garante ainda mais qualidade.

Claudia Lorena revela que os cursos tiveram cargas horárias diferenciadas e foram ministrados na própria comunidade. “Foram desenvolvidos cursos de Produção de Salgados e Folheados, com duração de 48hs; Produção de Sequilhos, com duração de 28hs; Segurança em Eletricidade/NR 10, com duração de 40hs; e Eletricista Instalador de Baixa Tensão, com duração de 120hs”, revelou.

Esta ação é importante, mas, tendo em vista o grande número de residenciais do Minha Casa, Minha Vida, existentes em Feira de Santana, é preciso que se amplie a oferta de cursos, é preciso que se faça ainda mais. Um fato para o qual não se pode fechar os olhos, é que esta cidade, durante os governos do ex-presidentes Lula e Dilma Rousseff, foi uma das que mais receberam os empreendimentos deste projeto que viabiliza a casa própria para pessoas de baixa renda. E os moradores desses residenciais, ainda continuam precisando de auxílios para melhorar suas vidas e, certamente, poderiam fazer bom uso desses cursos profissionalizantes.

Com informações da Secom PMFS / Texto opinativo e edição: Jamil Souza