A final da Copa da Amizade, disputada na localidade do Pau Seco, no distrito de Humildes, zona rual de Feira de Santana, realizado no domingo, 6, teve todos os ingredientes de uma grande competição: trio de arbitragem da Federação Bahiana de Futebol, gratificação para os atletas, Hino Nacional, campo lotado, rivalidade e jogo narrado por “feras” do rádio baiano com até seis copas do mundo no currículo.

Itajay Pedra Branca e uma equipe de experientes profissionais fez a transmissão do jogo pela rádio Povo. Uma das estrelas do rádio brasileiro, Itajay acumula trabalho em transmissões de cinco Copas América e seis Copas do Mundo – Espanha, México, Itália, França, Alemanha e Brasil. Conheceu 132 países nessas idas e vindas que a profissão impõe. “Transmitir um jogo em um estádio da França, Espanha, Itália ou aqui na final do campeonato do Pau Seco, para mim tem a mesma responsabilidade”, destaca.

A equipe da rádio Povo contou, ainda, com outras duas “feras” do rádio: Framário Mendes e Antônio Sotero, profissionais dos mais respeitados e de credibilidade do rádio feirense. “Esse contato com o povo e essa proximidade são importantes para todos. É uma troca de energia”, destaca Framário.

Outro profissional que deu brilho à final na competição no Pau Seco foi Jorge Teles. No currículo, transmissões de Campeonatos Brasileiros de Série A, B, Copas do Brasil e amistosos da Seleção Brasileira. Teles é um pioneiro nas transmissões das rodadas da Copa da Amizade. “Estou aqui transmitindo desde a primeira competição. Esse clima de zona rural e a amizade das pessoas me encantam”, acentua.

Raimundo Bispo, um dos coordenadores do evento, ressaltou a participação dos profissionais de imprensa. “Ter essas pessoas tão competentes e conhecidas aqui transmitindo nossa final é motivo de orgulho para todos nós”, destaca.

TORCIDA

Até a torcida se sentiu prestigiada com a presença dos profissionais do rádio. “A gente sempre ouve pelo rádio e agora poder ver de perto esses homens competentes aqui mostra que nosso campeonato tem prestígio”, lembra João Paschoal Lima, lavrador aposentado.

Itajay, Jorge Teles, Sotero e Framário viram o Palmeiras, do Pau Seco, ser campeão da nona edição da Copa da Amizade, ao vencer o Cruz, de São Gonçalo dos Campos, por 2×1. Esse ano, 14 equipes disputaram a competição, que teve total apoio da Prefeitura de Feira de Santana. O público estimado na final de domingo foi de mil pessoas, mais gente que em boa parte dos jogos do Campeonato Baiano 2017. (Secom PMFS)