A Unidade Regional da Embasa em Feira de Santana está intensificando a fiscalização para combater os casos de furto de água, os famosos “gatos” no município. Somente este ano, a empresa já identificou mais de 770 ligações clandestinas de água, causando um prejuízo estimado em torno de R$ 350 mil. Há duas semanas, por exemplo, os técnicos da empresa identificaram uma ligação clandestina numa obra de um centro comercial na Av. Getúlio Vargas, a mais importante da cidade. A suspeita é que a água estivesse sendo usada de maneira irregular desde 2013, porque a ligação no imóvel estava suprimida.

O gerente comercial da Embasa, Lucas Araújo, considera este quantitativo muito expressivo, relembrando que em todo o ano de 2014 foram localizados um total de 900 irregularidades nas zonas urbana e rural de Feira, onde foram perdidos mais de 37 mil m³ de água e gerado um prejuízo em torno de R$ 400 mil. “O cliente que paga sua água em dia é prejudicado por casos como este. Estamos atuando para combater as fraudes e fornecer água para quem realmente precisa”, informou.

Este ano, a Embasa já identificou uma perda com os ‘gatos’ de cerca de 30 mil m³ de água.

O furto de água é um crime previsto no Código Penal, com pena prevista de um a quatro anos de reclusão. Identificados os “gatos”, a Embasa tem aberto queixas na polícia, que faz a perícia para constatar o consumo irregular. O usuário é notificado e tem um prazo de 15 dias para apresentar-se à Embasa, que vai aplicar multa e cobrar a água consumida de maneira clandestina. Ascom Embasa