Não é só o agronegócio que tem destaque na Exposição Agropecuária de Feira de Santana, a ExpoFeira. A vila cenográfica onde será instalado o espaço Caminho da Roça, durante esta que é a 40ª ExpoFeira, já está sendo montada. É neste espaço que os agricultores familiares vão apresentar o que produziram, venderam o que sobrou e festejar a boa colheita. Ao todo serão 40 expositores, todos de associações rurais. A Expofeira acontece de 6 a 13 de setembro.

É no Caminho da Roça que os visitantes encontrarão o que há de melhor da cozinha rural da região, como galinha caipira, bode e carneiro assado ou cozido, maniçoba, entre outros pratos, além do rico artesanato. Neste ano será montado um mercadinho onde será vendida a produção da Cooperlago, de Ipuaçu, e da Agrifeira (Associação da Agricultura Familiar e Economia Solidária).

O "Cantinho da Roça" é um espaço da ExpoFeira inteiramente dedicado à Agricultura Familiar e ao legítimo forró. (Foto: Jamil Souza)
O “Cantinho da Roça” é um espaço da ExpoFeira inteiramente dedicado à Agricultura Familiar e ao legítimo forró. (Foto: Jamil Souza)

Também serão montados três estandes institucionais, onde se instalarão representantes do projeto Colher, que é desenvolvido pela Prefeitura e voltado para a distribuição de mudas de árvores frutíferas, o do Feira Produtiva, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, e outro sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Educação.

E no meio da vila, cujo piso será fresado com asfalto, vai ser montado um coreto onde se apresentarão as atrações musicais. E para tocar, apenas sanfoneiros tradicionais, mais conhecidos como pé de serra, grupos de samba de roda e de quixabeira. (Secom/PMFS)