Não foi o primeiro e, ao que parece, não será o último acidente desta natureza em Feira de Santana. Mais um ônibus coletivo urbano pega fogo em vista do péssimo estado de conservação e é completamente destruído. O acidente, que aconteceu na noite desta quinta-feira (31), não feriu ninguém.

Este incêndio não somente confirma o péssimo estado dos ônibus como também a crise do sistema de transporte público e o desrespeito sofrido pelos usuários dos coletivos na maior cidade do interior da Bahia.

O ônibus do transporte coletivo que pegou fogo pertencia a empresa Princesinha e tinha placa LPL-0130 e número B61. O incêndio aconteceu por volta das 21:00h, na Avenida Presidente Dutra, em frente ao Centro de Cultura Amélio Amorim. De acordo com matéria do Acorda Cidade, o coordenador da Princesinha, Jéferson Carlos, teria dito que, segundo informações do motorista, o fogo começou pelo motor. Ele acredita que houve um curto circuito, devido a grande quantidade de água que entrou no veículo ao passar pelas poças de água e buracos do bairro. Somente a perícia técnica poderá comprovar a causa do incêndio.

O transporte público fazia a linha para o bairro Aviário. No momento do incêndio, apenas o motorista identificado como José Roberto, o cobrador e um passageiro estavam no veículo. O fogo se alastrou muito rápido e quando o Corpo de Bombeiros chegou para apagar as chamas, o ônibus já estava destruído.

Incidentes desta natureza tem se tornado comum em Feira de Santana. Em fevereiro de 2013, um ônibus coletivo urbano da Empresa 18 de Setembro pegou fogo e ficou completamente destruído.  O incidente aconteceu  na tarde duma sexta-feira, dia 1º,  na entrada do conjunto Feira IX e por pouco não provocou uma tragédia, já que as fortes chamas e o calor proveniente do incêndio atingiram três residências causando grandes estragos.

Outros incêndios que destruíram ônibus coletivos e, por sorte não fizeram vítimas fatais, aconteceram em Feira de Santana e até no centro da cidade. Além disso, é cosntante o número de veículos que quebram e até relatos de carros que perdem freios durante o funcionamento já foram descritos. Quase sempre, esses acontecimentos frequentes, resultado de uma frota envelhecida e sucateada, causam transtorno ao usuário do Sistema de Transporte Coletivo, já que precisam esperar e nem sempre as empresas substituem o carro quebrado.

Jamil Souza