Moradores do conjunto Viveiros e do conjunto Feira X fizeram manifestações paralisando o transito na Avenida Eduardo Fróes da Mota (Anel ou Av. de Contorno) em Feira de Santana. O protesto que aconteceu na tarde desta quinta-feira (27) pode se repetir amanhã. Os moradores se queixam da dificuldade de atravessar a rodovia naquele trecho que liga os dois conjuntos depois de concluídas às obras de duplicação da avenida da realizadas pela Via Bahia.

Os manifestantes reclamam que os retornos na área foram colocados distantes, de modo que perderão mais tempo para realizar a travessia. Uma solução seria a instalação de um viaduto ou túnel ligando os dois conjuntos. Esta possibilidade existe segundo informou o vereador Isaias de Diogo (PPS). O vereador Isaias falou à redação do Blog Bahia Geral que entrou em contato com o deputado federal Colbert Martins da Silva Filho (PMDB) pedindo a sua ajuda e que este já tinha levado essa demanda ao ministro dos Transportes, César Borges (PR).

Vereador Isaias de Diogo (PPS).
Vereador Isaias de Diogo (PPS).

O vereador explicou que a resposta do ministro César Borges ainda não foi dada porque no momento da ligação do deputado Colbert Martins, o ministro estava no avião e por isso não tinha atendido. Mas, que o deputado Colbert estaria empenhado em contatar o ministro ainda hoje numa busca para o problema naquela comunidade.

Isaias de Diogo disse estar pessoalmente “envolvido na luta para que seja instalado um viaduto ou um túnel” reduzindo o tempo da viagem do conjunto Viveiros ao Feira X. Segundo ele, um morador do Viveiros que precisar se dirigir à policlínica do Conjunto Feira X em busca de auxilio medico terá que ir até às proximidades do viaduto do bairro Tomba e este percurso levaria muito tempo. “São cerca de 10km percorridos até a policlínica do Feira X” disse Isaias que também externou sua preocupação com a passagem de pedestres: “Se com apenas duas pistas muitas pessoas perderam a vida naquela passagem, imagine com as quatros pistas”.

Uma passarela já foi colocada na área, mas, como muitos não gostam de fazer uso do aparelho a solução seria fechar o acesso por terra. O vereador Isaias de Diogo mostrou-se esperançoso numa rápida solução para o problema e acredita que, com a ajuda do ministro Cesar Borges, exista a possibilidade da construção do viaduto ou túnel.

Ontem (26) durante um pronunciamento na Câmara Municipal, Isaias já tinha demonstrado a sua preocupação com o risco que os moradores daquela localidade poderão enfrentar para realizar a passagem e sua insatisfação com a distancia dos retornos instalados pela construtora.

Jamil Souza