Os cidadãos de Feira de Santana já podem se sentir fazendo parte de um grande reality show cercado de olhos/câmeras por todos os lados. A instalação de câmeras de monitoramento pela prefeitura municipal em vários pontos da cidade, incluindo a zona rural, tem por finalidade garantir vigilância, aumentar a segurança e faz parte de uma parceria com o governo federal. De acordo com a prefeitura as câmeras serão programadas para funcionar 24hs por dia e possuem lentes poderosas, seu alcance podendo chegar a distâncias de até 1,5 quilômetros, não deixando nada livre de sua observação.

As imagens captadas por estes “olhos” e que estão programados para não perder nada diante do seu campo de visão, serão transmitidas em tempo real e enviadas a uma central, que vai ficar na Secretaria de Prevenção à Violência (Seprev) ligadas por cabo ótico ou via rádio. Inicialmente as câmera serão instaladas na Estação de Transbordo Central (Modezil Cerqueira), na rua Olímpio Vital, o primeiro espaço público a receber os equipamentos. Ainda de acordo com a prefeitura, serão instalados 197 destes equipamentos em locais da na zona urbana e na também na zona rural. Os locais serão definidos com base em dados estatísticos, relacionados às ocorrências nos locais.

Alguns detalhes técnicos do equipamento foram divulgados numa matéria publicada no site da prefeitura municipal. Segundo relatou um diretor da empresa contratada pelo governo municipal para montar a parafernália, no big brother feirense serão utilizados equipamentos com “tecnologia de ponta”. Em relação aos custos dessa empreitada para os cofres públicos nada foi declarado.

Não sabemos quanto custou para os contribuintes feirenses montar toda essa estrutura de monitoramento. Mas, uma coisa fica clara: se o equipamento é de última geração o custo do investimento não pode ser barato. Esperamos que este sistema que promete garantir vigilância de 24 horas seja usado na sua plenitude e não vire um “elefante branco”. Só tempo dirá!

Se eles nos espiam, nós também estaremos de olho.

Jamil Souza