As comemorações em alusão ao Dia do Bombeiro, festejado em 2 de julho, foram encerradas neste domingo (08) com a realização da tradicional Corrida do Fogo. A competição, promovida pelo 2º Grupamento de Bombeiros Militar, com apoio da Prefeitura Municipal, reuniu 200 atletas de Feira de Santana e outros municípios.

Além de promover o incentivo à prática de esportes, a Corrida do Fogo, que está em sua 13ª edição, também incentivou a prática da solidariedade arrecadando alimentos não perecíveis. Os 380 quilos de alimentos arrecadados com a inscrição dos competidores serão doados ao orfanato Evangélico, localizado no bairro Panorama.

Os vencedores das 26 categorias da Corrida foram premiados com troféus, medalhas e brindes diversos. A atleta Sole Silva, natural de Jacobina, marcou presença pela segunda vez na competição e venceu na categoria feminina. “Esta é uma prova muito importante para nós atletas. São 10 quilômetros de percurso e é preciso estar sempre preparado física e psicologicamente. Competições como esta valorizam o esporte,dão oportunidades dos atletas mostrarem seus potenciais e, ainda, estimulam o gosto pela atividade para outros cidadãos”, avalia.

Evalton Dias Menezes comemorou 22 anos de atletismo em sua quarta participação na Corrida do Fogo. “Nós atletas buscamos sempre oportunidades de competir. Acho bastante importante também aliar o esporte à solidariedade como foi feito aqui com a arrecadação dos alimentos que vão ajudar a instituição carente”, destaca.

O tenente Roberto Borges, membro da comissão organizadora da Semana do Bombeiro, destaca a relevância das atividades desenvolvidas no decorrer do evento e destaca a preocupação da corporação com o social.

“A palavra chave desta Semana do Bombeiro,que promoveu ações voltadas para informação e conscientização da sociedade, é prevenção. E como não poderia deixar de existir a solidariedade também fez parte desta ação. Escolhemos o Orfanato Evangélico pelo seu histórico de atuação em Feira de Santana, acolhendo crianças e adolescentes e oferecendo a eles uma expectativa de vida melhor”, afirma.

Durante a Semana do Bombeiro foram realizadas exposições de equipamentos de salvamento, combate a incêndio, de socorros de emergência e de resgate geral além de demonstrações de prevenção contra incêndios, prestação de primeiros socorros e vazamento de gás.