Seminário na Uefs debate Educação e Formação Profissional_foto-Ascom-Uefs-EdvanFormação profissional e direito à educação é tema do 1° Seminário dos Programas de Formação da Prograd e do 6º Seminário Pibid realizados nestas segunda (13) e terça-feira (14) na Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs). Os eventos, que ocorrem de forma concomitante, reúnem estudantes dos cursos de licenciatura da Uefs e professores universitários e da rede básica de ensino de Feira de Santana e região.

Os seminários têm como objetivo integrar as atividades dos quatro programas institucionais de formação profissional: Programa Instituição de Bolsas de Iniciação a Docência (Pibid), Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde), Universidade Aberta do Brasil (UAB) e Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor). “É o resultado de um trabalho que vem sendo desenvolvido internamente entre os programas para fortalecer a universidade e de um projeto de formação profissional em diferentes modalidades”, afirmou João Danilo Batista, representante da coordenação dos programas.

O reitor da Uefs, professor Evandro do Nascimento Silva, participou da abertura dos encontros e destacou a importância da universidade pública e das ações realizadas com a sociedade. “Universidade socialmente referenciada é aquela que consegue articular ensino, pesquisa e extensão e que se preocupa em fazer intervenções na sociedade”, afirmou.

Com o tema “Democracia e Direito à Educação: impasses e desafios” a mesa de abertura contou com a participação dos professores Luiz Dourado, da Universidade Federal de Goiás (UFG), Nildon Pitombo, da Secretaria de Educação do Estado (SEC) e Amali Mussi, pró-reitora de Graduação (Prograd). A programação ainda inclui apresentações de comunicações orais e pôsteres, oficinas formativas e atividades culturais. As atividades seguem até às 18h30 desta terça-feira (14). Da Ascom Uefs