O campus da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) recebeu a simulação de um desastre aéreo para treinamento de agentes de entidades civis e militares, na tarde desta sexta-feira (12).  A atividade integrou o conteúdo do Curso Preparatório para Atendimento e Identificação de Vítimas de Desastres, iniciado quinta-feira (11) e que prossegue até sábado (13), com a participação cerca de 900 pessoas de diversos estados brasileiros.

A simulação utilizou carcaça de um avião e veículo terrestre, além de bonecos e de atores que interpretaram vítimas sobreviventes de acidente aéreo. A atividade foi assistida pelos participantes do curso, parte deles interagindo na ação de combate ao fogo e resgate de sobreviventes.

Atuaram na simulação agentes do Corpo de Bombeiros, que combateram as chamas e prestaram os primeiros socorros, Samu, Exército, que utilizou helicóptero, e Polícia Militar. No sábado será realizado treinamento de perícia local, identificação, recolhimento e acondicionamento de corpos de vítimas.

Para o tenente-coronel Antonio Julio Nascimento Filho, do Corpo de Bombeiros, o curso é o primeiro passo para a interação entre as agências que atuam em situações de desastres, sejam aéreos ou terrestres. Nascimento salientou que os agentes terão a oportunidade de se conhecer e atuar em equipe em outros eventos que serão realizados.

Organizador do evento, o professor Jeidson Marques, do Departamento de Saúde da Uefs, afirmou que a integração de agências foi fortalecida com o curso. Os governos Federal, Estadual e Municipal, conforme ressaltou, “demonstram interesse em dar prosseguimento a este primeiro passo realizado na universidade”.

Participaram agentes de entidades como Exército, Marinha, Aeronáutica, polícias Federal, Militar, Civil e Técnica, Corpo de Bombeiros, Samu, Guarda Municipal, Defesa Civil, Resgate e especialistas em áreas como Odontologia. Fonte: Secom Ba.