A proposta do programa é promover a inclusão dos jovens que deixaram a escola e não puderam concluir o ensino fundamental.

Com o total preenchimento das 1.000 vagas oferecidas para o Projovem Urbano em cinco escolas da rede municipal de ensino de Feira de Santana e ainda o interesse de jovens em voltar a estudar, a Secretaria Municipal de Educação está oferecendo novas turmas do programa. A escola que vai receber os novos alunos é o Centro Escolar Lions Itapororocas, no bairro da Mangabeira, que recentemente passou pelo processo de municipalização. Antes ela pertencia à rede estadual.

Nessa escola, as aulas começam no próximo dia 16 de julho, mas ainda há vagas e os jovens podem se matricular até o dia 15 de agosto (eles terão as aulas repostas). Nas demais escolas, as atividades foram iniciadas em junho.

Com o Projovem Urbano os jovens de 18 a 29 anos que nunca tiveram a oportunidade de frequentar a escola ou não puderam concluir o ensino fundamental têm a chance de voltar a estudar e ainda receber uma bolsa com ajuda de custo. O Projovem é uma parceria entre o Ministério da Educação e a Secretaria Municipal de Educação.

Graças à iniciativa, o jovem tem a oportunidade de terminar o ensino fundamental num curso que tem a duração de 18 meses. O Projovem é um programa de inclusão e sua metodologia é desenvolvida a partir da integração do currículo escolar em dois eixos principais: a Participação Cidadão, que prevê a integração do jovem em sua comunidade como líder social; e a Qualificação Profissional, a partir da qual os jovens têm a oportunidade de se inserir no mercado de trabalho.

As aulas do Projovem são oferecidas de segunda a sexta-feira, das 7h às 22h. Os alunos que registram 75% da frequência em sala de aula e das atividades ganham ainda a bolsa-auxílio no valor de R$ 100,00 por mês.

Também este ano a Secretaria Municipal de Educação está oferecendo um benefício às alunas que são mães e muitas vezes não têm com quem deixar seus filhos para frequentar as aulas. Cada escola conta com uma sala de acolhimento e a presença de um monitor treinado para cuidar das crianças.

As demais escolas em Feira de Santana que contam com o Projovem são Rubens Carvalho (situada no bairro Pampalona), Estér Santana (Mangabeira), Ana Maria Alves dos Santos (Feira X), Valdemira Alves de Brito (Sítio Matias) e Chico Mendes (Campo Limpo).