A prova de Redação abordou a participação política do cidadão

As provas do vestibular da Universidade Estadual de Feira de Santana – Uefs prossegue nesta segunda-feira (30) com as disciplinas de História, Geografia e Matemática. Na manhã deste domingo (29), primeiro dia do vestibular 2012.1 (ProSel), foram realizadas as provas de Língua Estrangeira, Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, além da prova de Redação. Os candidatos consideraram oportuno e atual o tema da Redação que, desta vez, envolveu a participação da população nos campos político, social e econômico do país. Os gabaritos destas provas realizadas no domingo serão divulgados na tarde desta segunda-feira (30) no portal www.uefs.br.

O pró-reitor de Ensino de Graduação da Uefs, Rubens Alves Pereira, comentou que o primeiro dia de provas transcorreu de forma normal. Ele chamou a atenção para o fato de apenas dois candidatos terem sido eliminados devido ao porte de aparelho eletrônico proibido em edital, ambos flagrados com celular através de detector de metal.

Sobre a abstenção, de 27,17%, Rubens Pereira disse se tratar de um número alto, mas que pode ser explicado pelo fato da Uefs ser a última universidade pública da Bahia a aplicar as provas do vestibular de início de ano. Além disso, ele observa que a Ufba e a Uneb, além do Enem já divulgaram os respectivos resultados.  Dos 14.769 candidatos inscritos, 4.013 não compareceram.

Mais uma vez, a Uefs oferece o Programa Sala de Espera, que promove momentos de descontração e de reflexão aos pais e acompanhantes dos candidatos, enquanto estes fazem as provas. Pioneiro no país, o Programa é realizado desde 2000.

Neste domingo, participaram pessoas de cidades como Salvador, Itabuna, Paulo Afonso, Ibotirama, Arapiraca/AL, Petrolina/PE, Timbaúba/PE e Florianópolis/SC. A programação começou às 8h, com recepção no pórtico do campus, seguida da palestra “Juntos nesta caminhada de sucesso”, proferida pela professora Kenya Costa Pinto dos Anjos. As atividades contaram com a presença do reitor José Carlos Barreto e do vice-reitor Genival Costa.

Urânia da Costa Marques, de Salvador, avalia como interessante a iniciativa. Já para Everaldo José da Silva, de Timbaúba/PE, revela que não encontrou atividade semelhante em outras universidades pelas quais já passou acompanhando a filha.

(Com informações da Ascom/Uefs)