Juristas e especialistas disseram nesta terça-feira (16), na Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados, que o Brasil precisa erradicar o trabalho infantil se quiser chegar a um desenvolvimento econômico sustentável. Em audiência pública para debater a questão, os especialistas ressaltaram a necessidade de romper o paradigma de que o trabalho infantil é bom para as crianças. Sexta-feira (12)  foi lembrado o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil.

“Ao contrário que diz o senso comum, o trabalho infantil mantém um círculo vicioso de pobreza, em vez de beneficiar as crianças. Para que se tenha uma ideia, segundo pesquisas do Pnad [Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios], as pessoas que trabalharam com menos de 10 anos de idade têm, na vida adulta, menores o salário e piores condições de vida”, disse a ministra do Tribunal Superior do Trabalho Kátia Arruda.

Atualmente, mais de 3,2 milhões de crianças e adolescentes trabalham de forma ilegal no Brasil. “A erradicação do trabalho infantil requer medidas urgentes porque essa prática traz consequências e prejuízos que são praticamente invisíveis, que não são detectadas na infância, mas aparecem mais tarde”, reforçou a secretaria executiva do Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil, Isa Maria Oliveira. Leia mais na Agência Brasil