O combate ao trabalho infantil está sendo discutido pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST) por meio do seminário Trabalho Infantil: Realidade e Perspectivas, que foi aberto nessa quarta-feira (8). Hoje (9), o evento continua com a participação de membros do governo, do Judiciário e do Legislativo. Na abertura, o vice-presidente do TST, Ives Gandra, destacou a importância de não apressar o amadurecimento da criança com atividades laborais precoces.

“Esse amadurecimento precoce gera, muitas vezes, personalidades mais fechadas. É bom recordarmos o motivo dessa preocupação social com o trabalho infantil. Queremos uma sociedade alegre, feliz, fundamentalmente. Queremos que nossas crianças tenham infância, assim como nós. Esse seminário vai mostrar como as crianças, dentro das idades permitidas, podem fazer algo compatível com as brincadeiras e a diversão”, disse Gandra.

O seminário tem início hoje com painéis sobre os danos à saúde física e mental das crianças, sobre boas práticas do Sistema Judiciário a respeito do tema, além de exposições com diagnósticos e alternativas para o problema. O painel de encerramento será com o senador Cristovam Buarque (PDT). Fonte: Agência