Os foliões caíram no samba na tarde deste domingo (27), último dia da Micareta de Feira de Santana. O principal vocalista do grupo, Guda Moreno, animou a avenida com o legítimo samba de roda da Bahia. Como de costume, o Bloco Quixabeira da Matinha segue ao som da música produzida e interpretada por trabalhadores rurais remanescentes quilombolas da cidade.

Foi graças ao projeto Ouro Negro, do Governo do Estado que o bloco Quixabeira da Matinha pode desfilar na avenida levando cultura para a Micareta de Feira de Santana em 2014. Foto: Jamil Souza
Lourdes Santana, curtindo samba de roda da Quixabeira da Matinha. Foi graças ao projeto Ouro Negro, do Governo do Estado, que o bloco pode desfilar na Micareta de Feira de Santana em 2014. Foto: Jamil Souza

A banda Quixabeira da Matinha foi fundada em 1989 por pelo cantor e compositor Coleirinho da Bahia. Hoje, está a cargo de seu filho Guda a tarefa de continuar o trabalho de levar a cultura do samba de roda para os mais diversos cantos da Bahia e do Brasil. O cantor do grupo Quixabeira da Matinha também é presidente da Associação Cultural Coleirinho da Bahia (ACCB). Segundo ele, toda verba obtida com o bloco será usada para melhorar a infraestrutura e ampliar as oficinas da associação.

Foi graças ao projeto Ouro Negro, do Governo do Estado que o bloco Quixabeira da Marinha pode desfilar na avenida levando cultura para a Micareta de Feira de Santana.

Jamil Souza