Dentre as atividades em comemorações pelo Novembro Negro, em Feira de Santana, será realizada uma sessão especial na Câmara Municipal, marcando o Dia da Capoeira. A solenidade está programada para a próxima quinta-feira, 23, às 14h. É importante dizer que a capoeira é um dos maiores símbolos da cultura afrodescendente de grande projeção na Bahia.

Capoeira sendo jogada por crianças. (Foto: Jamil Souza)

A iniciativa marca também as comemorações pelos 10 anos de criação do Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento das Comunidades Negras e Indígenas. E conta com apoio do Governo Municipal, através da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedeso).

Até o final deste mês, diversas outras atividades também vão movimentar a cidade e a zona rural marcando as comemorações do Novembro Negro, com manifestações culturais, palestras, rodas de conversa, debates, seminários e muitas outras iniciativas visando despertar a população feirense para a necessidade de se discutir a questão e prover o enfrentamento e combate à discriminação racial em pleno século XXI.

Já no próximo dia 26, um domingo, será realizado um samba de viola na Festa de Boiadeiro. O evento ocorre no Ilê Axé Ijifarómim, no final de linha do bairro Campo Limpo, contando com apoio do Comdecni e do Governo Municipal. Fonte: Secom PMFS