Estão em curso, desde o mês de março deste ano, as diversas atividades que compõe o projeto “II Encontro dos Orixás”, em Feira de Santana e nos municípios de São Gonçalo dos Campos, Irará e Conceição da Feira, integrantes do território de identidade Portal do Sertão.

Membros da equipe que coordena o projeto Encontro dos Orixás. Ações da 2º edição do projeto estão sendo realizadas em Feira de Santana e região. (Foto: Divulgação)
Membros da equipe que coordena o projeto Encontro dos Orixás. Ações da 2º edição do projeto estão sendo realizadas em Feira de Santana e região. (Foto: Divulgação)

Sob a coordenação da produtora cultural, professora de Dança Afro e coreografa Carmem Silva, o projeto tem como principal objetivo fortalecer as autênticas manifestações culturais de matrizes africanas, colaborando com a conscientização quanto ao sentimento de pertença de um segmento identitário que historicamente sofre com o preconceito por parte de diversos extratos da sociedade.

A culminância do II Encontro dos Orixás está programada para os dias 7 e 8 de julho, em evento que será realizado no Centro de Cultura Amélio Amorim, composto por exposição de esculturas dos orixás em papel machê, seminários temáticos e apresentação de espetáculos de dança e teatro, como resultado das oficinas realizadas em municípios da região.

Durante o evento de conclusão do Encontro dos Orixás, também será apresentado o curta-metragem produzido pela equipe do projeto a partir de entrevistas com babalorixás, ialorixás, adeptos e estudiosos das religiões afro-brasileiras. Nas falas, que estão em fase final de captação em diversos terreiros, os personagens discorrem sobre as múltiplas vivências experimentadas cotidianamente por eles.

O Encontro dos Orixás foi concebido originalmente em 2010, por Carmem Silva e pelo saudoso artista e estilista Adelson Brito, falecido este ano. Todas as ações desta segunda etapa do projeto têm o apoio financeiro do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda, Secretaria de Cultura e do Governo da Bahia. (Informações da ascom do projeto)