Revitalizar o Beco da Energia transformando-o num local de cultura e artes integradas levando valorização para as antigas moradoras, comerciantes e demais frequentadores do espaço. Este é o pensamento que move as ações do Movimento “O Beco é Nosso”. E é para levar mais cidadania para “as meninas do beco” que acontece, desde às 9hs da manhã, desta quarta-feira (18), uma ação viabilizada através de parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social de Feira de Santana (Sedeso) que vai promover diversos serviços e orientações de saúde no local.

Palestras sobre DST/AIDS, dentista, aferição de pressão, aulas de artesanato, palestras sobre o Bolsa Família, oficina de auto maquiagem e até sorteio de brindes são alguns dos serviços que serão prestados no Beco da Energia neste dia dedicado à ação social.

Local de memória e histórias, o Beco da Energia é um dos últimos redutos de casas de prostituição do centro de Feira de Santana, Bahia. Depois de várias intervenções de artistas independentes, o beco tornou-se um lugar também rico em arte e cultura.

As várias atividades de ação social começaram às 9hs da manhã, desta quarta-fei ra. (Foto: Marcio Punk/ Divulgação)
As várias atividades de ação social começaram às 9hs da manhã, desta quarta-feira, e prosseguem durante todo o dia. (Foto: Marcio Punk/ Divulgação)

A primeira intervenção de revitalização do Beco da Energia por meio das artes aconteceu no dia 5 de julho. Desde então o espaço tem recebido arte e cultura das mais variadas vertentes. As “geladeirotecas” são um sucesso, as bibliotecas criadas e mantidas em geladeiras “velhas” levaram leitura para o beco que já foi palco até de lançamento de livro.

No domingo passado (15/11) aconteceu o “Beco Noise” em mais uma intervenção no local. Extremamente organizado, o evento do Feira Coletivo Cultural levou alguns dos shows do Feira Noise Festival 2015, o maior festival de artes integradas da Bahia, para o Beco da Energia. Muita gente bonita foi prestigiar e curtir os muitos shows e as diversas apresentações artísticas que ocorreram dia inteiro. O vazio que costuma ocupar as ruas Marechal Deodoro e a Conselheiro Franco foi quebrado pela movimentação de gente e veículos com destino ao beco mais famoso de Feira de Santana.

O Movimento “O Beco é Nosso” foi idealizado pelo multi-artista e tatuador Marcio Punk com o apoio das moradoras e comerciantes do beco. Promove arte e cultura e luta por mais respeito e valorização para as “meninas” e “senhoras” do beco. Pelo direito à dignidade e por mais valorização daquele espaço. Vários artistas visuais, grafiteiros e ativistas culturais abraçaram as intervenções no beco. Mas, foi sem dúvidas o abraço do povo feirense que contribuiu decisivamente para o sucesso das ações no Beco da Energia.

Jamil Souza