As comemorações que marcam a Independência do Brasil na Bahia forram marcadas por um desfile democrático, nesta quinta-feira (2). O desfile do 2 de Julho, abriu espaço para as mais diversas manifestações artísticas, culturais, religiosas e protestos pacíficos. O cortejo, que celebra as lutas pela Independência na Bahia, foi acompanhado por autoridades, além de baianos e turistas que caminharam, durante a manhã, da Lapinha até a Praça Municipal, no Centro Histórico de Salvador. O percurso atrás dos carros que levavam o Caboclo e a Cabocla – símbolos da independência baiana – durou cerca de quatro horas.

Festejos em comemoração ao 2 de Julho. (Foto: Mateus Pereira/GOVBA)
Festejos em comemoração ao 2 de Julho. (Foto: Mateus Pereira/GOVBA)
Manifestação popular nos festejos em comemoração ao 2 de Julho. (Foto: Mateus Pereira/GOVBA)
Manifestação popular nos festejos em comemoração ao 2 de Julho. (Foto: Mateus Pereira/GOVBA)

Diversos grupos sociais participaram do cortejo, enquanto as fanfarras e filarmônicas deram o tom da festa. Ao som de canções famosas da música popular brasileira, a Fanfarra Duque de Caxias (Fanduc), banda do Colégio Estadual Duque de Caxias, que fica na Liberdade, esperava para entrar no cortejo ainda na Lapinha. Cerca de 60 alunos e ex-alunos da escola participam do desfile desde 1992 e ensaiam durante o ano inteiro para o Dia da Independência da Bahia.

Neste ano, vestidos de preto e branco, os integrantes foram comandados pelo regente Carlos Almeida, mais conhecido como Carlos Show, antigo aluno do Duque de Caxias.

Além de dez colégios estaduais, as cidades do interior participaram com as filarmônicas, como a estreante Lira São Bernardo, do município de Alcobaça, no sul da Bahia. Para o regente, Luís Lima, a presença da banda no desfile é motivo de orgulho para ele e para os alunos, que esperavam no Pelourinho para participar do cortejo.

Para o secretário estadual de Cultura, Jorge Portugal, essa é uma das manifestações populares mais importantes para o calendário nacional, e não somente baiano. Informações da Secom Ba