De acordo com a Prefeitura de Feira de Santana, o “Arraiá da Feira” será uma grande maratona de forró que contará com 45 atrações e “somadas as apresentações nos quatro pólos de festança” serão quase 100 horas do ritmo que anima os festejos juninos. A festa já começa neste domingo (21).

Na maior cidade do interior da Bahia, as festas juninas acontecem nos distritos de Maria Quitéria, Tiquaruçu, Bonfim de Feira, Jaíba e Humildes. Confiram a seguir toda a movimentação e todas as atrações do Arraiá da Feira.

No município, o São João e o São Pedro são festejados em quatro pólos distintos. É festa que não acaba mais – exceto na quinta-feira, 25, todos os dias da próxima semana a zabumba vai ser castigada em algum local – às vezes em dois, ao mesmo tempo, do território da terra de Maria Quitéria.

Se somarmos, são 15 dias de festa na cidade e na zona rural.  É hora de forró que não acaba mais. Os festejos juninos em Feira foram iniciados no Arraiá do Comércio, que neste ano durou nove dias, e lotou a praça João Barbosa de Carvalho, nome oficial da praça do Fórum. No grande arraiá urbano apenas se apresentaram grupos regionais, também conhecidos como pé-de-serra. Além da música, muita comida para repor as energias perdidas no grande salão de dança, e o licor para deixar o salão ainda mais animado.

Depois de alguns dias de descanso, para curar os calos derivados do arrasta-pé, a festança vai recomeçar nos distritos de Maria Quitéria e Tiquaruçu, onde se apresentarão grandes nomes do forró, com expressão nacional e regional. Uma verdadeira maratona musical. Serão mais quatro noites ao som afinado da sanfona.

Em Maria Quitéria, com seus quase 40 anos de história, a festa começa no dia 21 e vai até o dia 23, com atrações de peso e garantia de público, como Aviões do Forró, Chambinho do Acordeon – que ficou nacionalmente conhecido por interpretar Luiz Gonzaga no filma biográfico do cantor e compositor que sintetizou a alma sertaneja -, Luan Estilizado – que levou a música nordestina para o Super Star, programa da Rede Globo -, e a sensualidade da banda paraibana Magníficos, mais atrações locais.

Ao mesmo tempo, em Tiquaruçu, o palco será ocupado por Timbaúba, Vaqueirama, Beto Cardoso, Xote Garoto, Xote Perfumado, entre muitas outras atrações.  E neste ano a festa acontece nos dias 23 e 24 – e o feriado promete ser o mais animado dos festejos.

A maratona será reiniciada em Jaíba, com Jaiperi, João Almeida, Arreio de Ouro e Caracu com Ovo, entre outros, e em Bonfim de Feira, que terá como atrações Seu Maxixe, Adriano Reis, Nenem do Acordeon e Os Clones, no dia 26 e prossegue no dia seguinte.  Haja energia para gastar nos arrasta-pés.

Em Humildes serão três dias de forró e sertanejo – começa no dia 26 e vai até o dia 28.  Michel Teló será a grande atração de um dos mais animados São Pedro de toda a região. Por lá também passarão Filomena Bagaceira, Catuaba com Amendoim, Zezinho da Ema, França, Capim Molhado. Ao todo serão 12 atrações, apenas em Humildes.