Apesar de não ter havido uma grande divulgação por parte da Prefeitura, como o evento merece, o Dia da Consciência Negra não “passará em branco” em Feira de Santana e uma série de atividades e shows irão acontecer. Embora tenha sido comemorada nessa quinta-feira, 20, os festejos alusivos à data vão se estender até domingo, 23. A Prefeitura anunciou a programação do Novembro Negro.

De acordo com a matéria no site da Prefeitura de Feira, a partir desta sexta-feira (21), uma “extensa” programação de shows musicais, atividades culturais e movimentos de conscientização vão agitar a cidade”. Será a segunda edição do Novembro Negro, realizado pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (SECEL) da cidade.

No sábado, 22, está programado para acontecer a Marcha Novembro Negro. Segundo a prefeitura, o evento será um dos destaques da programação, reunindo representações das mais diversas manifestações da cultura negra saindo da Praça da Matriz, às 9h, com destino ao Estacionamento da Prefeitura Municipal. Neste local estarão concentradas as atividades que acontecerão durante os três dias do evento.

No Dia 20 de Novembro, relembramos o dia da morte de "Zumbi dos Palmares", em 1695. (Foto: cartaz / divulgação)
No Dia 20 de Novembro, relembramos o dia da morte de “Zumbi dos Palmares”, em 1695. (Foto: cartaz / divulgação)

Música, moda, capoeira, artesanato e tudo mais que está relacionado à cultura negra estará em evidência. E o mais interessante é que as atividades – shows, desfiles de moda, oficina de penteados afro, rodas de conversa e apresentações de grupos de percussão, dentre outras – foram definidas juntamente com os representantes das instituições vinculadas à cultura negra.

A programação do Novembro Negro contará ainda com palestras, estandes para comercialização de produtos artesanais e de moda, estandes para representações de instituições culturais relacionadas aos segmentos afro de Feira de Santana e apresentações artísticas. Atrações como Marizelia e Os Coisinho e Mont Zaion, desfile de moda da estilista Flavia Sacramento, apresentação de bandas percussivas e conversa com mestres de capoeira também acontecerão durante os três dias. Um dos destaques do evento será a Marcha Novembro Negro, que reunirá diversos grupos locais em uma passeata da praça da Matriz até o estacionamento da Prefeitura.

O Novembro Negro é promovido pela Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), que este ano conta com a parceria das secretarias de Prevenção à Violência e Defesa dos Direitos Humanos (Seprev) e de Desenvolvimento Social (Sedeso). Juntas, as três repartições realizarão ainda a campanha “Racismo nem por um segundo”, que será lançada no dia 20, e um seminário com a mesma temática. (Com informações da Secom PMFS)