A procissão do Círio de Nazaré reúne romeiros há 222 anos. Eles vêm do interior do Pará, de outras regiões do Brasil e até do exterior pagar as promessas que fizeram à Nossa Senhora de Nazaré, a padroeira do Pará e considerada Rainha da Amazônia.

A devoção a uma pequena imagem da Virgem Maria começou em 1792, quando um caboclo chamado Plácido achou a santa dentro de um igarapé. Ele levou a imagem para sua casa e ela teria voltado sozinha ao mesmo igarapé. O fato, segundo a história, repetiu-se por vários dias.

Hoje, a santa atrai mais de 2 milhões de fiéis para as ruas de Belém (PA), sempre no segundo domingo de outubro. É uma das maiores procissões católicas do mundo. Nessa sexta-feira (10), teve início a série das 11 romarias da festividade. A imagem saiu da Basílica Santuário, em Belém, para os municípios de Marituba e Ananindeua, este último distante 48 quilômetros da capital.

Neste sábado (11), a imagem regressa de Ananindeua pela Romaria Rodoviária e, em seguida, pela Romaria Fluvial, onde cerca de 400 embarcações acompanham a imagem da santa. Ao chegar em Belém, a imagem segue na Romaria dos Motociclistas. No sábado à noite, tem a Romaria da Trasladação. Ela é feita à luz de velas e as ruas ficam especialmente iluminadas para receber a procissão.

Domingo ocorre a maior de todas as romarias. Mais de 2 milhões de pessoas seguem a Nossa Senhora de Nazaré pelas ruas de Belém durante praticamente todo o dia. Fonte: Agência Brasil