Professor, escritor, poeta e mestre em literatura Cleberton Santos é um homem de hábitos simples e gosto refinado, mas, também é um eterno boêmio. Estará lançando Estante Viva, um livro de críticas literárias que é a mais recente publicação de sua lavra. O lançamento acontece, neste sábado (27), durante a 7º Edição do Festival Literário e cultural de Feira de Santana, a Feira do Livro.

O livro Estante Viva enfoca os trabalhos de autores e poetas contemporâneos, vivos e surgidos a partir de 1960. E tem o prefácio assinado por Adriano Eysen, Poeta e Professor Assistente da Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

Cleberton Santos é autor vários livros, sendo três de poesias. Lançou Opera Urbana (2000), Lucidez Silenciosa (2005), Cantares de Roda (2008) este sendo também em Espanhol e Aromas de Fêmea (2013).

“Eu sou literariamente radicado Feira de Santana” desse modo Cleberton ressalta a importância da cidade que adotou com sua e escolheu para viver. Nascido em Propriá, Sergipe, Cleberton veio estudar Letras Vernáculas em Feira de Santana em 1999.

Em 2000, junto com outros poetas, fundou “Os Bocas do Inferno”, grupo de declamação de poesias que fez grande sucesso e viajou bastante por várias cidades da Bahia e do Brasil. Desse grupo saíram grandes nomes da poesia contemporânea, a exemplo de Nívia Maria Vasconcelos e Silvério Duque.

Escritor Cleberton Santos momentos antes de ser entrevistado por Jamil Souza para o Blog Bahia Geral.
Escritor Cleberton Santos momentos antes de ser entrevistado por Jamil Souza para o Blog Bahia Geral.

Ainda sobre a importância de Feira de Santana, Clberton revela que foi aqui onde construiu a base de sua obra. “A minha literatura é basicamente feirense, porque antes de Feira eu não tinha produzido muita coisa. Eu tinha publicado poucos poemas em jornais de Sergipe onde eu morava. Mas, eu me desenvolvi mesmo, eu me tornei um poeta no que eu acredito que é a poesia aqui em Feira de Santana, inclusive com leitura de grandes poetas feirenses como Eurico Alves, Godofredo Filho, Antônio Brasileiro, Roberval Pereyr e vários e vários outros poetas”.

Cberton Santos é Professor de Língua Portuguesa e Literatura atuando na Área de Linguagens no IFBA de Santo Amaro. E para os velhos amigos dos tempos da UEFS, sempre será o querido “Índio”.

Em relação ao futuro, Cleberton Santos disse que já está trabalhando outra produção e que em breve vai lançar Travessias de Abismos, que será o seu quinto livro de poesias.

Serviço:
O que: Lançamento do Livro: Estante Viva (crítica literária)
Onde: 7º Feira do Livro de Feira de Santana
Quando: Sábado 27/09/2014 às 17 hs
Local: Praça do Fórum
Entrada Franca
 

Jamil Souza